Alunos de Nutrição da UFSM expõem trabalho de educação alimentar realizado com crianças

Acadêmicas de Nutrição mostram o material didático e lúdico usado no trabalho com as crianças

No dia 5 de dezembro, docentes e estudantes do curso de Nutrição da UFSM realizaram no Campus de Palmeira das Missões a 5ª Exposição de Materiais Lúdicos de Educação Alimentar e Nutricional. O evento teve como objetivo expor à comunidade os materiais desenvolvidos na disciplina Educação Alimentar e Nutricional, que foram utilizados em um programa realizado com seis turmas de crianças da Escola Jesus Maria José, de Palmeira das Missões.

Ao todo, 26 estudantes participaram da mostra que foi dividida em seis grupos. A atividade, que fez parte da avaliação da disciplina, foi organizada pela professora Greisse Leal e contou com o auxílio das professoras Adriane Blümke e Vanessa Kirsten. “Essa mostra de materiais lúdicos é elaborada sempre pelo professor da disciplina de Educação Alimentar e Nutricional que tem o objetivo de fazer com que o aluno entenda todos os processos de educação que envolve a educação alimentar para diversos públicos – adulto, criança e idoso. Os alunos foram até o colégio, fizeram o diagnóstico da situação alimentar das crianças, verificando o que elas gostam, o que não gostam e quais os fatores que poderiam estar envolvidos. Depois, os acadêmicos tiveram que elaborar atividades lúdicas e criativas, para estimular o público infantil a uma alimentação mais saudável”, explica a professora Vanessa Kirsten.

A intenção da atividade é explorar o lado criativo, lúdico e também a interação entre os participantes. Conforme a acadêmica do 5º semestre do curso de Nutrição, Eduarda Tremea, durante a avaliação com as crianças foi constatado que elas compreenderam e aprenderam o que foi proposto. “A disciplina foi muito importante para a gente ter um olhar mais ampliado das questões de saúde em geral, mas principalmente sobre a nutrição. A gente teve que desenvolver várias habilidades, como a de conseguir trabalhar com elas, de pensar metodologias e estratégias adequadas para cada idade e de estudar sobre as peculiaridades e sobre as particularidades de cada faixa etária. Para isso, a gente desenvolveu várias atividades que foram bem importantes para o nosso desenvolvimento profissional e pessoal.”

Ainda segundo a acadêmica, as ações foram bem aceitas pelas crianças, que gostaram e compreenderam a importância de uma alimentação mais saudável. Durante o desenvolvimento do trabalho, houve também uma aproximação com os pais, proporcionando resultados satisfatórios. “Envolver os pais nessa educação alimentar e nutricional é muito importante para as crianças, pois eles têm um papel fundamental para desenvolver hábitos saudáveis para as crianças e fazer com que elas se alimentem de uma forma mais saudável e mais adequada”, acrescentou.

Texto: Assessoria de Comunicação do Campus de Palmeira das Missões