Nota de falecimento de Anton Krapfenbauer, professor convidado na UFSM na década de 1970

O Laboratório de Ecologia Florestal da UFSM comunica, com grande pesar, o falecimento do professor Anton Krapfenbauer, aos 96 anos de idade, ocorrido na terça-feira (21). O professor atuava junto ao Institute of Forest Ecology da University of Natural Resources and Life Sciences, em Viena, Áustria.

O professor Krapfenbauer sempre teve uma ligação muito forte com a UFSM. Nos anos de 1973 e 1974, ele lecionou, como professor convidado, a disciplina de Ecologia Florestal para a primeira turma de Engenharia Florestal da Instituição. A grande maioria de seus alunos foram e muitos ainda são professores da UFSM. Ele foi orientador de doutorado do atual coordenador do Laboratório de Ecologia Florestal, do Departamento de Ciências Florestais, Mauro Valdir Schumacher.

Krapfenbauer, juntamente com o professor Franz H. Andrae, implantou os primeiros conceitos ecológicos das florestas nativas, principalmente com a araucária, e com plantações de eucalipto no sul do Brasil. O professor sempre foi um grande entusiasta dos estudos ligados às mudanças climáticas e seus efeitos no planeta, principalmente na sustentabilidade das florestas nativas.

Em homenagem ao emérito professor Anton Krapfenbauer, o Laboratório de Ecologia Florestal da Universidade recebeu seu nome.