Santa Maria sediará Conferência Sul dos Jogos Universitários Brasileiros

Em janeiro deste ano, o reitor da UFSM, Paulo Burmann, recebeu em seu gabinete a comissão responsável pelos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). No encontro, foi tratado da possibilidade de realização da etapa regional Sul em Santa Maria. Agora, obteve-se a confirmação de que cidade, com apoio da UFSM, será a sede da Conferência Sul do JUBs, que irá reunir mais de 600 atletas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, entre os dias 24 a 29 de agosto.

Além de Santa Maria, a cidade de Gramado também foi considerada.  Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, Santa Maria se destacou na escolha e presença da UFSM foi decisiva. “A Universidade Federal de Santa Maria tem bastante tradição no esporte e a cidade possui uma boa infraestrutura. O fato de ser uma cidade universitária nos dá a expectativa de atrair diversos jovens também para assistir os jogos da Conferência Sul 2020” comenta Luciano.

JUBs 2018. Foto: divulgação CBDU

Segundo Luiz Fernando Cuozzo Lemos, professor do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM, Santa Maria possui a estrutura física necessária para a realização dos jogos esportivos. Além da tradição esportiva da nossa Universidade, que todos os anos se destaca em competições de atletismo, futsal, handebol, entre outros. “Este será, sem dúvida, um dos maiores eventos esportivos dos últimos anos no município. Cerca 600 atletas de diferentes estados que compõem a conferência Sul vão se reunir em Santa Maria, movimentando a cidade e trazendo jogos de altíssimo nível, em diferentes ginásios. Além disso, acadêmicos de diversos cursos da UFSM, como Educação Física, Fisioterapia e Comunicação Social, estarão envolvidos como voluntários e auxiliando no evento”, aponta Luiz.

O reitor da UFSM, Paulo Burmann, colocou a estrutura da instituição à disposição para apoiar e sediar os Jogos. “A UFSM, através do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), busca incentivar o esporte de diversas maneiras. Estamos construindo uma nova pista de atletismo e melhorando a infraestrutura do Centro. Nós entendemos o esporte como potencial modificador da realidade social e apoiar iniciativas como essa, que atuam na formação cidadã, é uma forma de honrar nosso compromisso com a sociedade e fazer uma boa utilização do recurso público que está sendo investido aqui.”, destaca Burmann.

Entre as modalidades que serão disputadas no JUBs estão basquete, futsal, handebol e voleibol. As três melhores equipes em cada conferência regional, modalidade e gênero serão classificadas para a etapa nacional.

Texto: Laura Coelho de Almeida, bolsista de Jornalismo da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor