Pibid e Programa de Residência Pedagógica selecionam coordenadores e orientadores até sexta (14)

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Residência Pedagógica estão com editais abertos para seleção de docentes dos cursos de licenciatura da UFSM que desejem atuar como coordenadores e orientadores nos programas. As inscrições seguem até sexta-feira (14), ao meio-dia, e devem ser realizadas na sala 208 da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), localizada no segundo piso do Prédio 48-D, no campus sede da UFSM.

O Pibid está ofertando uma vaga para coordenador institucional, que é o docente da UFSM responsável pelo projeto perante a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), zelando por sua unidade e qualidade. O valor da bolsa, a ser recebido por no máximo 96 meses, é de R$ 1.500,00.

O Pibid também oferta 19 vagas para coordenador de área, que é o docente da UFSM responsável pelo planejamento e execução das atividades de iniciação à docência em sua área de atuação acadêmica. Ele realiza o acompanhamento, a orientação e a avaliação dos estudantes de licenciatura em sua articulação com as escolas públicas parceiras.

As áreas contempladas são: Alfabetização, Arte, Biologia, Ciências, Educação do Campo, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Informática, Intercultural Indígena, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Química e Sociologia. O valor da bolsa, definido pela Capes, a ser recebido por no máximo 96 meses, é de R$ 1.400,00.

Já o Programa de Residência Pedagógica oferece uma vaga para coordenador institucional, que é o docente da UFSM responsável pela organização, acompanhamento e execução do projeto. O valor da bolsa, definido pela Capes, a ser recebido por no máximo 18 meses, é de R$ 1.500,00.

A Residência Pedagógica oferece também 19 vagas para docente orientador, que é o professor da UFSM responsável por planejar as atividades de seu núcleo, além de orientar o estágio dos residentes, estabelecendo a relação entre teoria e prática.

As áreas contempladas no edital são: Alfabetização, Arte, Biologia, Ciências, Educação do Campo, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Informática, Intercultural Indígena, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Química e Sociologia. O valor da bolsa, definido pela Capes, a ser recebido por no máximo 18 meses, é de R$ 1.400,00.

Os requisitos de inscrição, o cronograma de seleção e os modelos de documentos estão disponíveis nos Editais N. 006/2020-Prograd (Pibid) e 007/2020-Prograd (Residência Pedagógica). Outras informações podem ser obtidas pelo email copa.prograd@ufsm.br e pelo telefone 3220-8338.