Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Coletivo Ará Dudu lança curso de moda afro para moradoras da periferia de Santa Maria



Curso de moda Obirin foi lançado na última segunda-feira (10). Foto: Wellington Hack

O coletivo Ará Dudu, grupo participante da Incubadora Social da UFSM, realizou na última segunda (10) o lançamento do curso Obirin: Feminina Moda Negra. A ação visa a trabalhar com a moda como um veículo na busca por empoderamento social, político e econômico de mulheres negras, transexuais e moradoras da periferia. De acordo com as organizadoras, essa primeira edição do curso atenderá 50 mulheres – 25 delas no prédio da Antiga Reitoria da UFSM (no centro de Santa Maria) e mais 25 nas comunidades periféricas da cidade.

De acordo com Isadora Bispo, gestora de projetos do grupo, o coletivo Ará Dudu busca contribuir na geração de renda e no desenvolvimento sustentável das comunidades periféricas, especialmente as negras. Com as atividades do curso Obirin, as participantes, além de terem aulas de corte, costura e modelagem, vão dispor de apoio psicológico e jurídico. “Nossa proposta é que os modelos confeccionados também sejam utilizados por elas. Queremos que a periferia se aproprie disso e que seja uma roupa sustentável e inovadora”, comenta Isadora.

Para Carmen Chaves, fundadora e integrante do coletivo, a incubação do grupo pela UFSM foi fundamental para que o projeto, pensado há alguns anos, fosse concretizado. “Essa parceria permite um grande salto e mostra que o trabalho que desenvolvemos é compromissado com grupos vulneráveis, como as transexuais, os negros, a periferia”, enfatiza Carmen.

O coordenador da Incubadora Social da UFSM, Victor De Carli Lopes, destaca que, com o novo espaço para o desenvolvimento de ações extensionistas no centro de Santa Maria, será possível beneficiar novos grupos com as capacitações promovidas pelos projetos e programas de extensão. “A ideia é que, como esse prédio (Antiga Reitoria) será de interface com a sociedade, a Incubadora Social traga novos grupos para dentro da UFSM, mostrando que eles têm um local para diálogos e novos saberes e, assim, possibilitando a geração de emprego e renda”, finaliza Victor.

Obirin é uma palavra que significa “feminina” na língua iorubá. A moda Obirin questiona o papel da mulher enquanto cidadã na sociedade brasileira, buscando analisar as condições de trabalho precarizado que ela enfrenta. Com 180 horas de duração, o curso de moda Obirin acontece semanalmente na sala 309 da Antiga Reitoria e na comunidade do Beco da Tela, no Centro Cultural Ilê Axé Leme. A previsão é que a primeira etapa do curso termine em julho deste ano.

As participantes do curso foram selecionadas por meio de indicações das comunidades onde atuam e dos centros de referência de assistência social – Cras e Creas. As ministrantes do curso são Flavia Gomes (para corte, costura e modelagem) e Gabriela Marques Ribeiro (para traços da moda afro). A coordenação executiva é de Carmem Lucia Coelho Chaves e Isadora Bispo, com assessoria de produção de Rochele Vidal.

Com informações do Núcleo de Divulgação Institucional da Pró-Reitoria de Extensão

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-51135

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes