Central de Periódicos da UFSM realiza o evento Contagem Regressiva

A Central de Periódicos da UFSM realizou na manhã de quarta-feira (19), na Biblioteca Central, o primeiro evento de lançamento coletivo com as primeiras edições publicadas em 2020 das revistas institucionais do Portal, denominado Contagem Regressiva. De acordo com a bibliotecária Débora Dimussio, a iniciativa visa a implementar uma divulgação sistemática das publicações e a interação entre as equipes editoriais das 38 revistas científicas que compõem o Portal de Periódicos da universidade.

Os periódicos que tiveram edições publicadas no primeiro Contagem Regressiva são os seguintes: Ciência e Natura, Educação UFSM, Linguagens & Cidadania, Revista de Enfermagem da UFSM, Revista de Gestão e Avaliação Educacional, Revista Digital de Ensino de Filosofia (Refilo), Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM e Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental (Reget).

Representantes dos periódicos reuniram-se na Biblioteca Central para o lançamento das novas edições

A diretora substituta da Biblioteca Central, Claudiane Weber, em seu pronunciamento, destacou que a comunicação científica realizada pelas revistas está alinhada aos objetivos institucionais de internacionalização e difusão do conhecimento. Por fim, frisou que “hoje temos milhões de acessos em função do trabalho executado por essas duas instâncias da UFSM, o Portal de Periódicos e o Manancial – Repositório Digital”.

O momento também proporcionou discussões sobre ensino, pesquisa e extensão. O professor e editor das revistas Ciência e Natura, Reget e Revista Monografias Ambientais (Remoa), Marcelo Barcelos, evidenciou o viés extensionista dos periódicos e a necessidade de profissionalização dos serviços editoriais. “É preciso aproximar mais a produção editorial do ambiente das nossas revistas por meio da contratação de profissionais da área”, finaliza.

Para a professora e editora-chefe da Revista de Enfermagem da UFSM (Reufsm), Cristiane Cardoso de Paula, a iniciativa do lançamento coletivo é significativo: “é um momento de compartilharmos o nosso trabalho junto aos demais editores. Não é um trabalho fácil, enfrentamos muitos obstáculos, mas a proposta de nos reunirmos propicia a troca de experiências e questionamentos sobre o papel do editor nas políticas editoriais da universidade”, conclui.

Conforme Dimussio, o cronograma de lançamento coletivo será a cada dois meses, totalizando seis encontros anuais. Outros eventos estão programados e fazem parte das comemorações dos 10 anos do Portal de Periódicos da UFSM.

Estiveram presentes também Giovana Machado, Janice Quines, Márcio Fontoura, Matheus Diesel e Tayna Mai, da equipe da Central de Periódicos; a editora-chefe da Refilo, Elisete Tomazetti; a representante da revista Kinesis, Mariani Santiago; o editor-chefe da Revista de Gestão e Organizações Cooperativas (RGC), Vitor Reisdorfer; o editor-chefe da Ciência Rural, Rudi Weiblen; as editoras de seção da Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais (LAV), Vivien Kelling Cardonetti e Francieli Regina Garlet.

Texto e foto: jornalista Márcio Fontoura, bolsista do Portal de Periódicos da UFSM