Grupo de Astrofísica da UFSM participa da organização de evento internacional

O Grupo de Astrofísica do Departamento de Física da UFSM participa da organização do simpósio IAU Symposium 359: Galaxy Evolution and Feedback Across Different Environments (na tradução, evolução de galáxias e feedback em diferentes ambientes). O evento é promovido pela União Astronômica Internacional (IAU) e ocorre em Bento Gonçalves desta segunda (2) até sexta-feira (6). O comitê de organização do simpósio é formado também por pesquisadores da UFRGS e UFFS.

O evento vai contar com a participação de cerca de 200 cientistas da área de astrofísica de todo o mundo e representa uma oportunidade ímpar para a divulgação dos trabalhos desenvolvidos na UFSM e estreitamento de laços de colaboração científica com diversos grupos internacionais e nacionais. A UFSM é representada por oito pesquisadores, entre professores e estudantes de pós-graduação, com recursos obtidos da organização do evento e da Sociedade Astronômica Brasileira.

Além das discussões científicas, também estão previstas diversas atividades voltadas ao público em geral, professores e estudantes de escolas públicas da região. Estas atividades incluem palestras de divulgação científica, ministradas por pesquisadores estrangeiros, atividades com o Planetário Itinerante da UFRGS e de observação astronômica.