Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM participa da 21ª Expodireto Cotrijal em Não-Me-Toque



Durante a feira, o espaço institucional da UFSM terá uma programação temática no turno da tarde

A UFSM, através Pró-Reitoria de Extensão (PRE), participa durante esta semana da Expodireto 2020, realizada na cidade de Não-Me-Toque (RS). O espaço institucional na feira contará com a exposição de ações de pesquisa e extensão, além do lançamento de livros e de aplicativos voltados à agricultura. A 21ª Expodireto Cotrijal começou na última segunda (2) e segue até esta sexta-feira (6).

O pró-reitor adjunto de Extensão, professor Rudiney Soares, destaca que neste ano a UFSM vai promover três tardes temáticas para apresentar os resultados e as ações tanto de pesquisa como de extensão desenvolvidas na instituição. “Na terça-feira, a temática será a soja, envolvendo desde a produção do grão até a área econômica; a quarta-feira será voltada à agricultura familiar, com a apresentação de três grandes projetos de extensão da UFSM; e, na quinta-feira, teremos a tarde temática da mecanização rural.”

Rudiney também enfatiza que na quinta-feira os visitantes poderão participar da simulação de uma colheita, conhecendo algumas práticas de produção. “O simulador [que será apresentado] é destinado, basicamente, à colheita de precisão em áreas florestais, uma inovação da universidade”, finaliza.

Inovação para a gestão rural

Além da programação, que envolve palestras e apresentações das ações desenvolvidas pela UFSM, no espaço institucional, também acontece o lançamento de livros e de produtos tecnológicos para a melhora na gestão rural. Um dos produtos apresentados é o aplicativo – Gestão e Sustentabilidade da Agricultura Familiar (Geasaf), voltado ao diagnóstico municipal, idealizado pelo projeto CR Campeiro.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Ênio Giotto, o aplicativo foi desenvolvido visando a auxiliar as administrações públicas no acompanhamento da agricultura familiar. “O aplicativo desenvolvido permite que, através de um celular, seja possível realizar todo o levantamento da agricultura familiar de um município, desde a caracterização dos produtores e das agroindústrias familiares, até as condições de economia e produção. E, em breve, disponibilizaremos o aplicativo gratuitamente às prefeituras”, comenta Ênio.

A Expodireto Cotrijal é uma das maiores feiras do agronegócio internacional. Focada em tecnologia e negócios, contribui de forma decisiva para o desenvolvimento do setor como um todo. O principal objetivo é aproximar o produtor do conhecimento, das informações, da tecnologia (tanto nos órgãos de pesquisa quanto nas empresas privadas), das oportunidades de negócios e também dos importantes debates ligados ao meio rural.

A programação da UFSM na feira pode ser acessada aqui.

Com informações do Núcleo de Divulgação Institucional da PRE

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-51266

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes