Semana de Acolhimento ao Estudante Internacional realiza atividades

Foto colorida horizontal mostra alunos sentados em um auditório, aparecendo de trás e de lado, e à frente um homem de blazer cinza fala a eles, e sentado na primeira fileira, de lado, aparece o reitor
Atividades de recepção aos alunos do exterior tiveram início na segunda (2)

Nesta semana, a UFSM está recebendo diversos alunos do exterior que chegam para estudar e desenvolver trabalhos de pesquisa na Instituição. As atividades de recepção que integram a Semana de Acolhimento ao Estudante Internacional tiveram início na segunda (2) e se estendem até o final da semana.

Na tarde de segunda, na sala 218 do prédio da Reitoria, a equipe da Secretaria de Apoio Internacional (SAI) e o reitor, Paulo Afonso Burmann, deram as boas-vindas aos alunos internacionais que já chegaram a Santa Maria. Ao todo, serão 27 estudantes, sendo 21 de graduação e seis de pós-graduação, vindos de países cujas universidades são parceiras da UFSM por meio de convênios bilaterais ou por programas multilaterais, como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Haiti, Paraguai, Rússia e Uruguai.

No primeiro encontro, o reitor falou sobre a importância da presença dos alunos estrangeiros na UFSM, não só para o desenvolvimento acadêmico e profissional desses jovens, mas também para a Instituição, já que a troca de experiências entre eles e os acadêmicos da Universidade é fundamental para o processo de internacionalização. Além disso, a presença de alunos de graduação e de pós-graduação de outros países em Santa Maria possibilita trocas de vivências, tanto culturais quanto científicas, aspectos cada vez mais importantes e globais para o desenvolvimento moderno.

Reitor deu as boas-vindas aos alunos estrangeiros

Na ocasião, os alunos receberam informações sobre locais de referência, opções de moradia, de esporte e lazer, transporte público, além das orientações para a vivência na Instituição, incluindo refeições no Restaurante Universitário, uso do sistema de bibliotecas, aulas de português, dentre outras dicas. Os acadêmicos recém-chegados também receberam todas as orientações para as providências no âmbito de sua estadia como estudantes estrangeiros em Santa Maria e no Brasil.

Também estiveram presentes na recepção coordenadores e secretários de cursos nos quais haverá alunos internacionais estudando neste semestre e nos próximos anos, além de representantes de algumas unidades e cursos envolvidos na Semana de Acolhimento, como a Biblioteca Central, o Laturis e o Laboratório Entrelínguas, vinculados aos cursos de Tecnologia em Gestão de Turismo e de Letras, respectivamente.

No decorrer desta semana serão oferecidas aos estudantes internacionais aulas de português promovidas pelo Laboratório Entrelínguas, com a realização de atividades práticas externas, como visitas à Biblioteca Central, ao Jardim Botânico e à Polifeira do Agricultor, além de passeios turísticos pelo campus da UFSM e por Santa Maria, orientados pelos estudantes do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo, em parceria com a SAI.