Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Wi-Fi aberto é novidade do “Viva o Campus” neste domingo (8)



A primeira edição do Viva o Campus de 2020 acontece no próximo domingo (8) e, entre diversas atrações, contará com uma novidade para o público: uma rede de wi-fi aberta. A rede tem o nome de “SOUUFSM” e ficará disponível para quem visita o campus de Santa Maria nas proximidades do Planetário, bosque e Espaço Multiuso. A iniciativa da UFSM é executada pelo Centro de Processamento de Dados (CPD) da universidade.

O acesso à nova rede pode ser feito através de login via Facebook, Gmail ou Hotmail. De acordo com o CPD, a rede ainda está em fase de testes, mas ficará disponível no campus nos finais de semana, das 7h do sábado até 22h do domingo. O CPD já disponibilizou tutoriais de acesso para Android e iOS

Segundo o diretor do CPD, Gustavo Kantorski, a instalação desta  nova rede tem o objetivo de potencializar o relacionamento entre a UFSM e a comunidade externa que visita o campus. Atualmente, o “Viva o Campus” é o principal evento que permite a interação entre comunidade e universidade. Para Kantorski, a possibilidade do público externo usufruir a estrutura do campus justifica a necessidade de oferecer uma rede de wi-fi aberta, sem custos adicionais à instituição. 

A iniciativa também busca uma adequação da universidade às normas do Marco Civil da Internet, com a instalação de uma rede autenticada. De acordo com os técnicos do setor, a autenticação através das três possibilidades de login permite potenciais medidas de segurança, como o rastreamento de IP  em caso de incidentes ou irregularidades cometidas usando a rede aberta do campus. A intenção do CPD é de que a rede “SOUUFSM” substitua a rede “UFSM-VISITANTES” atual, que não contém autenticação.

Texto: Davi Pereira – Agência de Notícias da UFSM


Publicações Recentes