Centro de Educação disponibiliza espaço para amamentação

Foto colorida horizontal mostra o espaço com duas paredes pintadas, numa delas estão retratadas 3 mulheres amamentando, e na outra uma árvore. Também há uma poltrona e um puff
Espaço fica no terceiro andar do prédio 16B

De acordo com o Ministério da Saúde, “o aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil. Permite ainda um grandioso impacto na promoção da saúde integral da dupla mãe/bebê”.

A Direção do Centro de Educação (CE) da UFSM, pensando que o ato de amamentar é muito mais que nutrir uma criança, está disponibilizando um espaço para amamentação. O espaço, que visa promover a interação entre mãe e filho, fica no terceiro andar do prédio 16B, e está disponível a todas as interessadas.

O espaço recebeu o trabalho da artista plástica Karina Machado. O projeto foi o vencedor de chamada pública realizada em dezembro. O objetivo da produção artística foi tornar acolhedor o espaço destinado ao aleitamento materno, bem como promover o empoderamento feminino, considerando os recortes interseccionais de raça/etnia, classe social e geracional.

O Ministério da Educação assegura, desde maio de 2018, o direito à amamentação nas escolas, universidades e outras instituições federais de ensino, independentemente da existência de instalações destinadas para esse fim.

Texto e foto: Núcleo de Comunicação Institucional do CE