Professor da UFSM lança no dia 20 o livro “Gestão Estratégica da Comunicação de Crise”

No dia 20 de março, às 19h, na Livraria Vitrola, acontece o lançamento do livro Gestão Estratégica da Comunicação de Crise, do professor Jones Machado, do curso de Relações Públicas da UFSM (Campus de Frederico Westphalen). Resultado da tese de doutorado do autor, a obra tem o intuito de fazer circular os resultados da pesquisa, dando acesso ao conhecimento não somente aos pares acadêmicos, mas a toda a sociedade, em especial aos profissionais da área envolvidos na gestão estratégica da comunicação de crise nas organizações brasileiras.

No contexto de crise, em que a visibilidade dos fatos aumenta, a comunicação tem papel ainda mais importante, no sentido de contribuir para a reputação das organizações por meio da gestão de relacionamentos. Diante de tal conjuntura, este livro tem como tema as estratégias de comunicação de crise e analisa os contratos de comunicação estabelecidos por uma organização estatal de economia mista.

A obra conta com o prefácio de Carolina Terra, doutora em Comunicação, consultora em mídias digitais e professora da Universidade de São Paulo (USP), Fundação Instituto de Administração (FIA), Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e Cásper Líbero. Participam como apoiadores do livro a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a UFSM, o curso de Relações Públicas, a Grafimax, a Memento Design & Criatividade, a Livraria Vitrola e o Grupo de Pesquisa Estrato. O livro impresso será distribuído gratuitamente na cerimônia de lançamento e o e-book pode ser acessado e baixado aqui.

Com uma trajetória de 10 anos entre academia e mercado, Jones Machado também é coautor de três livros na área de gestão cultural: Birô de Empreendedorismo Cultural: Gestão e Produção Cultural, de 2015, Cartografia Cultural: Mapeamento Cultural dos Municípios de Frederico Westphalen, Júlio de Castilhos, Palmeira das Missões, Santa Maria, São Borja e Silveira Martins, de 2016, e Gestão e Produção Cultural (2ª edição revisada e ampliada), de 2017. É ainda coorganizador de outros dois livros: Estrato de Verbetes: Dicionário de Comunicação Organizacional, de 2018, e Tendências em Comunicação Organizacional: Temas Emergentes no Contexto das Organizações, de 2019.