Departamento de Filosofia promove museu itinerante e blog sobre mulheres

Docentes do Departamento de Filosofia da UFSM estão com duas iniciativas em alusão à atividade das mulheres na área. Uma dessas iniciativa é o Museu Itinerante de História das Mulheres, localizado na escadaria do prédio 74A do campus sede.

A proposta do museu surgiu de uma iniciativa do Grupo de Estudos e Extensão Universidade das Mulheres (GEEUM@), em parceria com a Residência Pedagógica da Filosofia e do curso de Engenharia Biomédica da Universidade Franciscana (UFN). A atividade tem como objetivo principal desfazer a ideia de que a participação das mulheres na ciência, história, filosofia, sociedade, política e cultura não existiu ou foi irrelevante.

Com a exposição de cartazes produzidos por alunas e bolsistas dos projetos envolvidos, tem-se a intenção de expôr a contribuição das mulheres nas diversas áreas do conhecimento, de modo a ressaltar sua importância para o avanço científico e o desenvolvimento humano. O museu já foi levado a diferentes ocasiões e eventos, estando disponível à visitação da comunidade durante essa semana no prédio 74A.

Já o Blog Científico Mulheres na Filosofia constitui-se em um  meio de divulgação científica vinculado à Rede de Blogs Científicos da Unicamp, no qual são oferecidos verbetes sobre filósofas e temas feministas escritos por pesquisadoras e pesquisadores brasileiros de diversas áreas do conhecimento.

A ideia principal do projeto é estimular pesquisadoras e pesquisadores da filosofia e de outras áreas a elaborar materiais que auxiliem investigações acadêmicas em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado, que sirvam de instrumental didático para professoras e professores universitários, de cursos pré-vestibular e do ensino médio. O blog mantém as seguintes redes sociais: FacebookTwitter e Instagram.

Texto: Núcleo de Comunicação Institucional do CCSH