Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Laboratório do campus de Cachoeira do Sul registra sua terceira patente



O Laboratório de Síntese e Caracterização de Nanomateriais (LSCNano) teve sua terceira patente depositada, fomentada por meio de projeto de pesquisa do CNPq e executada no campus da UFSM em Cachoeira do Sul.

O coordenador do laboratório, Jocenir Boita, professor do núcleo de base da UFSM-CS e físico experimental, junto das ex-alunas e engenheiras agrícolas Fabiele Schaefer Rodrigues e Marcela Trojahn Nunes, investigaram o processo catalítico de envenenamento por compostos de enxofre em nanopartículas de ferro metálico suportadas em resíduos.

A patente, intitulada “Processo de obtenção de catalisador de ferro metálico, catalisador de ferro metálico, processo de catálise e uso de um catalisador”, registrada sob número BR 10 2020 004769 8, corresponde a uma série de trabalhos elaborados e investigados pelo LSCNano ao longo dos seus quatro anos de existência.

A invenção descreve um nanomaterial a base de ferro metálico suscetível ao envenenamento por compostos de enxofre, podendo ser aplicado nos campos da Engenharia, da Química, da Física, Petroquímica e da Nanotecnologia. Por se tratar de um catalisador financeiramente atrativo e ambientalmente amigável e por utilizar resíduo como material suporte, torna-se uma aplicação tecnológica bastante atrativa industrialmente. 

Texto: Núcleo de Comunicação Institucional da UFSM-CS

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-51433

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes