Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM oferece atividades à distância para ajudar na manutenção da saúde física e mental durante a quarentena



A pandemia do novo Coronavírus alterou a rotina do mundo inteiro. O isolamento social não é algo com que estávamos habituados, e parar de realizar nossas atividades costumeiras ou estar distantes daqueles que gostamos é uma tarefa difícil. 

O grande desafio é manter em equilíbrio a saúde física e mental. Para isso, é preciso que nos ocupemos com atividades prazerosas sem deixar de lado os cuidados necessários para enfrentar o vírus. Neste período de quarentena, a UFSM possui várias iniciativas e atividades à distância que auxiliam nessa tarefa: 

“Extensão UFSM: contigo em casa”

Buscando levar conteúdo online e entretenimento para as pessoas durante a quarentena, a Pró-Reitoria de Extensão (PRE), iniciou o projeto “Extensão UFSM: contigo em casa”.

A proposta é realizar uma série de transmissões ao vivo (lives), Instagram da PRE, sobre atividades físicas, apresentações culturais e programação infantil. O objetivo, ao aproximar a UFSM da comunidade, é buscar amenizar o distanciamento social provocado pela pandemia de Covid-19. As lives terão duração de, aproximadamente, 15 minutos, sempre no mesmo dia e horário, segundo o cronograma a seguir:

“Atividades Físicas em casa com NIEEMS”

O Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS) da UFSM também pensou em iniciativas para promover o entretenimento e a saúde das pessoas durante a quarentena. A equipe vem divulgando semanalmente, no perfil do Instagram, treinos com diferentes possibilidades de exercícios físicos para todo tipo de público, desde idosos, jovens, até a comunidade surda, com vídeos em Libras. 

A iniciativa foi pensada pela aluna Maria Izabel Garcia, do curso de Educação Física, juntamente com o professor Luiz Fernando Cuozzo Lemos.  

Além dos treinos divulgados, o grupo também realiza aulas ao vivo pelo Instagram do Núcleo e busca atuar na produção de conteúdo em diferentes formatos, como bate-papos e entrevistas. O objetivo deste trabalho é gerar informação para ajudar as pessoas, não somente na questão física, mas também intelectual e psicológica. 

“Fique em casa, a Polifeira vai até você””

Pensando em melhor atender o público no período de quarentena, a equipe da Polifeira do Agricultor, projeto de extensão da UFSM, lançou a campanha “Fique em casa, a PoliFeira vai até você!”. Os alimentos produzidos pelos feirantes podem ser recebidos por entregas domiciliares durante o período de suspensão das feiras presenciais.

Foi desenvolvido um catálogo com informações dos agricultores, com os alimentos disponíveis e o preço. Assim o consumidor escolhe o que quer comprar e recebe em sua casa. As entregas possuem uma taxa de deslocamento no valor de R$10 para Camobi e R$15 para o Centro.

As encomendas podem ser feitas pelo Whatsapp (55)996215249, com o agricultor Élison. Essa foi a melhor forma que os agricultores encontraram para continuar fornecendo alimentos para seus consumidores. O que muda é que agora poderá receber em casa.

“Cultura Online”

A PRE disponibilizou, também, uma série de conteúdos voltados à música de concerto e visitas virtuais de museus. O objetivo da ação é amenizar a rotina de distanciamento social causado pela Pandemia da Covid-19, e também facilitar o acesso da comunidade a obras musicais de diversos compositores, estilos e nacionalidades através do conteúdo cultural disponível online de forma gratuita. Assim, é possível ter acesso a concertos, shows, filmes, museus e galerias de Arte do mundo do todo.

Os materiais podem ser acessados através do site do Centro de Convenções da UFSM.

“Curadorias Online”

Como forma de levar cultura e arte para todos e todas, a PRE desenvolveu um trabalho de curadoria de audição de performances especiais. Para isso, convidou especialistas a dividirem com o público suas preferências musicais, sua admiração por compositores, obras ou artistas, trazendo uma série de indicações e proporcionando experiências musicais diversas. O conteúdo pode ser acessado no link.

“PodCast MusiCuriosos”

Produzido pelo projeto de pesquisa Música: Criação, Recepção e Compreensão da UFSM, oferece, ao público, conteúdos musicais e curiosidades acerca dos assuntos que envolvem a música erudita e a própria vida do músico.

A proposta é utilizar uma linguagem acessível para o público geral. As peças e os assuntos abordados serão pensados especialmente para os não-músicos, mas que se interessam pelo tema. Você pode acessar o conteúdo através do site

“Cursos Online com a PROGEP” 

A UFSM, por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), está apoiando a realização de cursos de educação continuada oferecidos de forma gratuita, na modalidade a distância, por escolas de governo, instituições públicas ou sem fins lucrativos, como alternativa ao desenvolvimento do servidor. Neste sentido, a Progep preparou uma lista de instituições que oferecem gratuitamente cursos online. São mais de mil cursos disponíveis, abrangendo as mais diversas áreas do conhecimento, que podem ser acessados neste link.

“Atendimento dos profissionais de saúde da Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida do Servidor e da Perícia Oficial em Saúde” 

A Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida do Servidor (CQVS) e a Perícia Oficial em Saúde (PEOF), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), estão desenvolvendo atividades específicas de auxílio aos servidores da Instituição.

De segunda à sexta-feira, nos horários das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30, os profissionais da área da saúde estarão realizando atendimento telefônico, por meio dos seguintes números:

– Equipe médica tira dúvidas a respeito de afastamentos e de enquadramento em grupos especiais de risco, pelos telefones (55) 3220.8134 e (55) 99165.8496.

– Equipe de assistentes sociais, psicólogos e médicos psiquiatras realizando ações de acolhimento, pelos telefones (55) 3220.8060 e (55) 99115.1216.

– Dúvidas acerca de assuntos administrativos de competência da CQVS podem ser obtidos por meio do e-mail cqvs@ufsm.br.

Já as dúvidas relacionadas a atestados ou assuntos administrativos de competência da PEOF são atendidas por meio do e-mail periciaoficialemsaude@ufsm.br.

Texto: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor da UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-51644

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes