UFSM promove edição especial do Dose de Ciência sobre a COVID-19 na quinta (30)

Na próxima quinta-feira (30), a partir das 19h, acontece uma edição especial do Dose de Ciência, projeto criado em 2018 que visa discutir ciência de forma descontraída. Devido às restrições causadas pela pandemia de COVID-19, o evento será realizado de forma online, através do Facebook da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM. Na edição, que abordará os mitos e as verdades sobre o novo coronavírus, o convidado será o presidente da Sociedade Riograndense de Infectologia, Alexandre Schwarzbold.

A iniciativa de realizar o Dose de Ciência faz parte das atividades desenvolvidas pela UFSM para combater a COVID-19 e promover atividades para o período de distanciamento social. Ao abordar as fake news sobre a pandemia, a edição especial do Dose de Ciência busca não apenas desmentir boatos e notícias fraudulentas, mas também mostrar como essas informações não têm sustentação, demarcando suas inconsistências e atuando nas “ficções” que abrem brechas para que essas fake news surjam. Além disso, a live busca capacitar as pessoas para que argumentem em seu dia a dia, fortalecendo-as como uma ponte no combate à desinformação.

Alexandre Schwarzbold é formado em Medicina, tem doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialização em Doenças Infecciosas pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, atual Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Em 2004, foi bolsista da Sociedade Europeia de Aids-EACS e possui diploma de estudos especializados em Oncologia/Hematologia pela Universidade Livre de Bruxelas-ULB. Atualmente, Schwarzbold ocupa a presidência da Sociedade Riograndense de Infectologia (SRGI) e é professor do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFSM.

O público poderá interagir enviando seus questionamentos até o dia 27 de abril, através dos canais institucionais da PRE. A mediação da live será do jornalista Wellington Felipe Hack.

O Dose de Ciência especial é uma iniciativa da Universidade Federal de Santa Maria, através da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP).

Texto: Núcleo de Divulgação Institucional da PRE