Projeto “Flores para todos” inicia colheita de gladíolos no RS

No último domingo (26), o projeto Flores para Todos iniciou a colheita dos gladíolos da sua quinta fase no Rio Grande do Sul. A colheita foi inaugurada na propriedade Figueira Centenária, localizada na Linha Silva Tavares, no interior do município de Venâncio Aires. de Rejane Gomes Schwinn e seu esposo Rogério, localizada na Linha Silva Tavares, no interior de  Venâncio Aires/RS, a Capital Nacional do Chimarrão.

Plantio na propriedade de Rogério e Rejane Schwinn foi planejado com o app PhenoGlad Mobile

O plantio de 200 bulbos de gladiolos do projeto na propriedade de Rejane Gomes Schwinn e de seu esposo Rogéio foi em fevereiro deste ano, através da visita da Equipe PhenoGlad da UFSM e de extensionistas da Emater Regional de Soledade. O plantio foi planejado com o aplicativo PhenoGlad Mobile para que as flores estivessem prontas para a semana do Dia das Mães 2020. Segundo o Professor Nereu Augusto Streck, um dos Coordenadores da Equipe PhenoGlad e do projeto, “as primeiras flores, ficando prontas agora, serão uma excelente maneira de Rejane ir divulgando o produto a seus clientes. Além disso, a Rejane pode armazenar as flores em geladeira por até duas semanas e assim elas estarão garantidas para o Dia das Mães”, explica.

A propriedade de Regina recebe turistas de todos os cantos para conhecer uma figueira de 350 anos, que dá nome ao local. O objetivo do Projeto Flores para Todos é integrar a produção de gladíolos ao turismo da propriedade através do sistema “colhe-pague”. O acompanhamento do cultivo de gladíolo foi realizado pelo escritório municipal da Emater de Venâncio Aires, através da extensionista rural Djeimi Janeish. “Em função da pandemia, a Equipe PhenoGlad não conseguiu realizar as visitas técnicas à propriedade, mas através de vídeos e do escritório municipal da Emater de Venâncio Aires as orientações de manejo foram repassadas à Rejane e agora ela está colhendo as flores”, explica o Professor Nereu.

Criado no primeiro semestre do ano de 2018, o projeto de extensão Flores Para Todos já alcançou 55 municípios dos três estados da Região Sul do Brasil. Em dezembro de 2019 iniciou atividades no Distrito Federal e no Ceará. Nos dois primeiros anos, o projeto beneficiou 67 famílias e 10 escolas do campo, com uma produção de 32 mil hastes de gladíolos diretamente e 16 mil hastes indiretamente (produtores e escolas que continuaram produzindo por conta própria após terem participado do projeto). Para a quinta fase do projeto, que visa a produção de gladíolos para o Dia das Mães deste ano, só no RS são 19 municípios no RS onde serão produzidas 7200 hastes de gladíolos que começam a ser colhidas a partir desta semana. Em todo o Brasil, o projeto Flores para Todos já alcançou 77 municípios no estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paranpa, Distrito Federal, Bahia, Pernambuco e Ceará.

Texto e fotos: Projeto Flores para Todos