UFSM forma 100ª Turma de Medicina por videoconferência

100ª Turma de Medicina da UFSM

A Universidade Federal de Santa Maria realizou na manhã da quinta-feira (7) a colação de grau da 100ª Turma de Medicina. A formatura antecipada foi realizada por videoconferência e transmitida pela plataforma Farol UFSM. Com os formandos em suas próprias casas e um cerimonial realizado da Sala dos Conselhos do campus Santa Maria – respeitando as medidas de distanciamento, a transmissão foi acompanhada por mais de 3.500 pessoas.

Cerimonial foi transmitido da Sala dos Conselhos da UFSM.

A antecipação da formatura foi um pedido dos próprios formandos, que solicitaram à coordenação do curso de Medicina e à Pró-Reitoria de Graduação o adiantamento das atividades a serem realizadas. No período de 45 dias, os formandos cumpriram a totalidade dos créditos do curso.

A antecipação é um dos esforços da UFSM para enfrentar a pandemia da Covid-19, já que 59 novos médicos poderão começar a atuar em hospitais e postos de saúde, inclusive substituindo profissionais da saúde que precisam ser afastados. A formanda e oradora da turma, Fahena Martins, que pretende trabalhar em um ambulatório de campanha, destacou que é importante a inserção de novos profissionais neste momento, pois quanto mais pessoas puderem ajudar, menos profissionais irão se desgastar devido ao intenso combate à COVID-19. Para Fahena, a videoconferência não consegue transmitir o calor, a presença, o abraço, o beijo e a sensação de estar com a turma e estar vibrando com a família, mas que dessa forma mais pessoas tiveram acesso a esse momento, familiares de diversos estados puderam assistir.

Formandos celebram com seus familiares a formatura à distância, que é inédita na UFSM

Trata-se da primeira formatura por videoconferência da UFSM, mas outras poderão ocorrer neste formato, enquanto vigorar a portaria de suspensão das atividades presenciais. Participaram da transmissão na Sala dos Conselhos somente o reitor Paulo Afonso Burmann, o diretor do Centro de Ciências da Saúde, professor José Edson Paz da Silva, o coordenador do curso de Medicina, professor Arnaldo Teixeira Rodrigues, a paraninfa da turma, professora Raíssa Chemello, o patrono da 100ª Turma, professor Hairton Coppeti, além de juramentista e oradora.

Em seu discurso aos formandos, o reitor Paulo Afonso Burmann afirmou que a cerimônia é um marco para a universidade. Além de ser a centésima turma formada em Medicina na UFSM, o esforço para uma cerimônia em formato de videoconferência aconteceu no mesmo dia da Marcha Virtual pela Ciência, movimento promovido pela Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência, com campanha e atividades transmitidas pela internet com o objetivo de chamar a atenção para a importância da ciência no combate à pandemia de. Covid-19.

Texto: Ana Laura Iwai
Edição: Davi Pereira