3º Assimetria – Festival Universitário de Cinema e Audiovisual terá edição online em junho

O 3º Assimetria – Festival Universitário de Cinema e Audiovisual da UFSM ocorrerá, neste ano, somente na modalidade online. O festival é uma promoção conjunta do Laboratório VIS, Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais (Labart), Cineclube da Boca e TV Ovo, com apoio do Centro de Artes e Letras (CAL), Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) e Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da UFSM, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

No momento, a equipe responsável pela curadoria está na etapa de seleção dos inscritos. A lista com os curtas selecionados será divulgada no Facebook do Festival Assimetria no dia 1º de junho.

Os curtas selecionados permanecerão disponíveis em uma lista no canal do Festival Assimetria do Youtube de 12 a 25 de junho. Durante este período, será possível que o público assista aos curtas e participe na votação do júri popular. O prazo para assistir aos curtas, assim como para a votação, encerrará no dia 25 de junho. Após esta data, as listas serão excluídas no canal do Assimetria no Youtube.

A divulgação dos premiados pelos júris oficial e popular ocorrerá no dia 26 de junho e será publicada no perfil do Assimetria no Facebook. O júri oficial, composto por profissionais da área de arte, cinema e audiovisual, premiará o melhor curta-metragem universitário e a melhor direção, nas três categorias: ficção, documentário, experimental. O júri oficial também premiará, dentre as três categorias, o melhor curta-metragem com recurso de acessibilidade.

O Assimetria tem como objetivo difundir o curta-metragem universitário e promover a reflexão sobre a produção audiovisual dos estudantes de graduação e pós-graduação, contribuindo para promover a cultura local, nacional e sul-americana. Para esta terceira edição, o festival irá abranger os audiovisuais realizados em Instituições de Ensino Superior na região Sul do Brasil e também na Argentina, Paraguai e Uruguai.