Rádio Universidade 800 AM comemora 52 anos no ar

“É com imensa satisfação que declaro instalada a Rádio da Universidade”. Essas palavras do reitor-fundador José Mariano da Rocha Filho marcam a primeira transmissão da emissora, em 27 de maio de 1968, iniciando uma trajetória que completa, nesta quarta-feira (27), 52 anos.

Em toda sua história, a emissora mantém como principais características a comunicação pública e institucional, ao divulgar as ações e atividades promovidas pela Universidade, e o papel fundamental na formação de estudantes da UFSM, ao atuar como laboratório de ensino. Outra diretriz que norteia as produções dos 800 AM é a pluralidade de conteúdos.

O jornalista Jair Alan Siqueira ressalta a importância do espaço da emissora para a comunidade. “Muitas pessoas não conseguiam desenvolver seus projetos em emissoras comerciais da cidade, porque suas ideias entravam em choque com os interesses de alguns anunciantes. Então, apelavam para a Rádio Universidade”, afirma Siqueira, que há 26 anos apresenta e produz o programa Cine Música.

A pandemia do novo coronavírus e a suspensão das atividades presenciais na UFSM mudaram a rotina de trabalho, e levaram a equipe de profissionais da emissora a se adequar à realidade até então inédita, articulando-se para atuar remotamente. Para o programador Milton Oliveira, as tarefas realizadas são exemplares para mostrar a seriedade do serviço público. “Apesar da estrutura improvisada, devido ao imediatismo do afastamento presencial, nosso trabalho na manutenção da programação nas rádios vem
comprovar aos gestores públicos que é possível trabalhar em casa, com rendimento e comprometimento”, conta, com a experiência de 27 anos no setor e a produção em mais de 30 atrações.

Já o apresentador do programa Estação 800, o sonoplasta Rodrigo Pereira Santiago, fala do desafio diário de manter a dedicação e o profissionalismo trabalhando em casa, nesse período de isolamento social. “Encaixar minha rotina de atividades em um período bastante agitado exige um controle e organização do tempo, dividindo a competência de pai e aluno graduando no período final de curso com tantas outras ações no decorrer do dia”, relata ele, que é pai de dois filhos e acadêmico do curso de Educação Física.

Na programação especial, durante a pandemia, as informações de interesse público sobre a Covid-19 são veiculadas em inserções diárias em diversos horários. Assim, mesmo de casa, a equipe de profissionais continua comprometida em levar informação e cultura aos ouvintes da Rádio Universidade 800 AM, como tem feito ao longo dos últimos 52 anos.

Texto: Marcelo De Franceschi