Grupo PET da UFSM-PM produz vídeo sobre consumo alimentar consciente na pandemia

Docentes e estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem e Nutrição, além de profissionais de saúde de Palmeira das Missões, que fazem parte do Eixo 4 – Organização da Atenção Nutricional do PET-Saúde Interprofissionalidade da UFSM-PM, coordenado pela professora Fernanda Sarturi, produziram um vídeo com o objetivo de chamar a atenção para a importância de comer com atenção plena.

Conforme a professora Greisse Leal, o vídeo é resultado das reflexões e demandas sentidas pelo grupo durante esse período de distanciamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, desde o mês de março. “Vivemos em um período de muita instabilidade e uma rotina diferente em função da pandemia de Covid-19, e isso pode influenciar o consumo alimentar dos indivíduos. Comer com atenção plena (mindful eating) pode ser uma estratégia para perceber melhor os sinais internos de fome e saciedade e de se alimentar de maneira consciente”, explica.

De acordo com a docente, a prática do mindful eating requer treino e repetição e traz muitos benefícios, levando os indivíduos a fazerem escolhas alimentares mais conscientes, respeitando o prazer em comer, sem julgamentos ou críticas, apenas percebendo os sentimentos, pensamentos e sensações que lhes dizem se estão ou não com fome, saciados e satisfeitos, tanto física quanto emocionalmente.

Assista ao vídeo:

Texto: Assessoria de Comunicação UFSM-PM