Ipê Amarelo realiza webinar festiva para debater Base Comum Curricular

Na manhã desta segunda-feira (8), a Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo realizou uma webinar com pesquisadores sobre educação brasileira em comemoração aos 31 anos de sua fundação. Participaram Maria Carmen Barbosa (UFRGS), Silvia Helena Cruz (Faced, do Ceará), Paulo Fochi (Unisinos), Zilma de Oliveira (USP, de São Paulo) e Rita Coelho (pesquisadora da Caed). A conversa foi mediada pela professora da UFSM Viviane Ache Cancian. A transmissão foi feita no YouTube da TV Campus.

A conversa durou cerca de 2h30, das 8h30 às 11h, e tratou da Base Comum Curricular e dos direitos das crianças. Inicialmente, na fala de abertura, a mediadora introduziu uma breve história da Ipê Amarelo, sobre suas naturezas de inclusão social e racial. Atualmente são cinco turmas de bebês e outras duas chamadas de “multidades”, com crianças de 2 a 5 anos.

A partir desse momento foi concedido espaço de fala, de cerca de 20 minutos, para cada palestrante expor suas ideias. Foi debatida principalmente a Base Comum Curricular e como ela pode ser alterada para um processo de aprendizado mais eficaz pelo aluno. Os pesquisadores, em geral, enfatizaram a importância de trabalhar o aluno na sua integralidade, e não de maneira segmentada, segundo as recomendações do MEC. Ao final, houve uma rodada de perguntas dos webespectadores.

Ao todo, 15 mil pessoas de todos as regiões do Brasil acompanharam a transmissão.

Texto: Juan Grings, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias da UFSM
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista da Agência de Notícias da UFSM