Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Geoparques da Unesco serão tema do Dose de Ciência na quinta (25)



Na próxima quinta-feira (25), a partir das 19h, acontece mais uma edição virtual do Dose de Ciência — projeto que, criado em 2018, visa a discutir Ciência de forma descontraída. O evento será transmitido ao vivo através do Facebook da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM. Na edição que abordará os Geoparques da Unesco, os convidados serão os professores André Borba (UFSM) e Patrício Melo (Urca/Unesco).

Os Geoparques — territórios reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) — podem ser um município ou um conjunto de cidades, no quais a “Memória da Terra” é preservada e utilizada de forma sustentável, gerando desenvolvimento para a sua comunidade. Esse desenvolvimento pode acontecer no turismo, na criação de produtos, na gastronomia, no artesanato e em todas as formas de atividades que conservem e valorizem o patrimônio geológico-geomorfológico, como rochas, minerais, água, solos, relevos, paisagens e fósseis, em associação à cultura da comunidade. Na UFSM, há dois projetos que visam à criação de Geoparques na região central do Rio Grande do Sul: o projeto Geoparque Quarta Colônia e o projeto Geoparque Caçapava.

André Borba, que é geólogo e professor do Departamento de Geociências (UFSM), participa do projeto Geoparque Caçapava. André tem se dedicado a pesquisas na área de geodiversidade, patrimônio geológico e geoconservação, na busca da integração entre o conhecimento geológico, da preservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável de áreas rurais.

Patrício Melo é professor do curso de Direito e ex-reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), no Ceará. Coordena o Setor de Cultura do Araripe Unesco Global Geopark e é especialista da Unesco para o Programa de Geoparques Mundiais da Unesco. Patrício também é coordenador adjunto da Rede de Geoparques da América Latina e Caribe, além de membro da Diretoria da Rede Global de Geoparks – GGN, representando a América Latina.

O público poderá interagir enviando seus questionamentos através dos canais institucionais da PRE. O Dose de Ciência Especial é uma iniciativa da Universidade Federal de Santa Maria, através da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP).

Texto: Núcleo de Divulgação Institucional da PRE

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-52634

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes