Colégio Politécnico da UFSM volta a liderar ranking do Enem no Rio Grande do Sul

Turma que cursou o 3º ano do ensino médio do Politécnico em 2019

O ensino médio do Colégio Politécnico da UFSM voltou a figurar no topo do ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Rio Grande do Sul, de acordo com microdados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e tabulados pela plataforma educacional Evolucional. O levantamento avaliou o desempenho dos estudantes do terceiro ano do ensino médio que realizaram o Enem em 2019. Em nível nacional, o Politécnico teve o 36º melhor índice.

A média do Politécnico entre as áreas de conhecimento foi de 778,07 em Matemática; 650,33 em Ciências Humanas; 627,91 em Linguagens; e 627,48 em Ciências da Natureza. O desempenho total nas provas objetivas ficou em 670,95. Na redação, a média foi de 889,09.

Em relação aos resultados de 2018, com base em ranking da Folha de São Paulo, o Politécnico teve uma melhora surpreendente, subindo 165 posições a nível nacional e três posições a nível estadual. A boa colocação na avaliação relembrou os destaques que o Colégio já teve em anos anteriores, quando figurou entre a melhor do estado por seis anos seguidos (até 2018) e esteve entre as 100 melhores escolas brasileiras.

O diretor do Colégio Politécnico, professor Valmir Aita, atribui o sucesso aos professores e aos alunos. “Temos o privilégio de ter uma equipe de professores e servidores técnico-administrativos que sempre buscam a perfeição. Temos um ótima infraestrutura física e nossos alunos são comprometidos, motivados e realizam suas atividades com excelência”, afirma.

Segundo Aita, o fato de o Colégio estar em um ambiente universitário também contribui, pela infraestrutura, segurança e ambiente que a Universidade proporciona. “Este resultado vem a confirmar aquilo que observamos no dia a dia nas nossas salas de aula, alunos entusiasmados com o que fazem, atingindo a excelência no ensino”, ressalta.

Atualmente, o desafio do Colégio é manter seu ensino de excelência, mesmo frente à pandemia de coronavírus. Para isso, as atividades têm sido desenvolvidas de forma remota, com o apoio de professores e técnico-administrativos em educação, engajados em manter o vínculo com os estudantes.

Texto: Juan Grings, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias, com informações da Assessoria de Comunicação do Politécnico
Foto: Assessoria de Comunicação do Politécnico
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista da Agência de Notícias