Alunos do 3º ano do Ctism podem enviar fotos para mostra sobre vivências no Colégio

A partir de um projeto integrado entre as disciplinas de História, Sociologia e Literatura, com o apoio do Departamento de Ensino, está em curso no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism) a elaboração de uma Mostra de Fotografias sobre os momentos mais significativos que os estudantes dos 3º anos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio vivenciaram na instituição.

Para participar da mostra, cada estudante deverá inscrever uma fotografia que represente um momento inesquecível vivido por ele no Ctism, acompanhada de um relato pessoal. A mostra, intitulada “Foi memorável: nossas vivências no Ctism”, estará disponível ao público a partir de 23 de setembro, Dia do Técnico Industrial, no site e nas redes sociais do Ctism.

A relevância da atividade no atual contexto de isolamento social reside no fato de que as identificações são construídas a partir de referências dimensionadas no espaço e no tempo, e é através delas que os estudantes se posicionam diante do mundo, se apresentando, por exemplo, como “estudante do Ctism”. Por isso, as experiências nesse espaço (Colégio) e nesse tempo (Ensino Médio), sentidas de acordo com a subjetividade de cada um, ajudam a construir quem são e quem serão. Expressar essas vivências é, pois, um ato que ativa a memória e oblitera o esquecimento.