Estudantes de Jornalismo produzem e publicam edição especial da revista .TXT

Acaba de ser publicada a 25ª edição da revista .TXT. A produção é dos alunos do terceiro semestre do curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFSM, que fizeram a edição especial totalmente à distância, com atividades práticas adaptadas devido à pandemia do coronavírus. Sob a coordenação da professora Viviane Borelli, os estudantes deram continuidade à produção da revista, porém, dentro das condições possíveis que não possibilitam acesso aos laboratórios de produção. Todas as matérias foram produzidas a partir de entrevistas e contatos com as fontes por meio de plataformas de comunicação digital, como Whatsapp, Meet, Skype, Messenger, entre outros.

O ajuste foi necessário também para o formato da revista, que veio em uma edição totalmente online, hospedada no portal da UFSM que reúne outras revistas experimentais. O número é especial e voltado para assuntos relacionados à Covid-19, como as dificuldades enfrentadas por acadêmicos, bolsistas, técnicos administrativos em educação e docentes diante da impossibilidade de atividades presenciais. As reportagens são publicadas na página da .TXT, também no Facebook e Instagram.

As reportagens começaram a ser publicadas em 1° de julho e serão postadas até o próximo dia 16, quando todas as imagens terão descrição para que sejam acessíveis. São onze matérias no total, que abordam a experiência dos estudantes que permanecem na Universidade, as adaptações e perdas de bolsistas e calouros. São tematizadas também ações desenvolvidas na Universidade, como as oficinas da Satie, o Disque Acolhe Mulheres e projetos de extensão de enfrentamento à Covid-19.

Como destacado no editorial, a equipe da .TXT produziu a revista através de uma nova rotina de produção, excepcional nesse momento. A decisão de publicar partiu de conversa dos estudantes e da professora para que fosse possível contribuir para o registro de memórias da Universidade nesse periódico histórico. Ao reportar as vivências e as afetações causadas pela pandemia, a 25ª edição da .TXT reforça a importância do jornalismo na escuta das histórias de personagens que constroem a realidade, prática que continua essencial nesse período singular.