Projeto de extensão da UFSM-PM distribui kits didático-pedagógicos sobre o coronavírus para escolas e entidades

Kits são entregues para escolas e entidades de Palmeira das Missões

O Projeto de Extensão Amigos do Futuro, da UFSM Campus Palmeira das Missões, tem realizado, desde o início do mês de julho, a entrega de kits didático-pedagógicos para escolas e entidades do município. A iniciativa faz parte da ação de extensão denominada “Ações de cuidado e prevenção à Covid-19 em Palmeira das Missões”, coordenada pela docente Juliana Sarubbi e pela relações públicas Isabel Caline Malheiros da Silveira.

O projeto visa incentivar o trabalho voluntário e, durante a pandemia de Covid-19, tem realizado ações de prevenção e enfrentamento da doença. Uma dessas ações é a conscientização e prevenção do novo coronavírus entre as crianças, através da distribuição de kits que contêm um gibi Turma da Mônica – “Orientações sobre o coronavírus”, um gibi Turma da Mônica – “Como usar máscara para se proteger contra o coronavírus”, um livro de atividades e um marca-página do projeto.

A atividade é a segunda ação realizada pelas integrantes do projeto, que conta ainda com a colaboração de duas acadêmicas da UFSM-PM, Saionara Xavier e Gabriela Cavalheiro. No mês de abril, o grupo iniciou os trabalhos com uma campanha de confecção e doação de máscaras caseiras feitas por costureiras voluntárias e que estão sendo entregues para famílias e entidades carentes do município.

“Dentro das atividades do projeto Amigos do Futuro, além das atividades das máscaras, nós estamos fazendo também as entregas de kits educativos com foco nas séries iniciais dos colégios de Palmeira das Missões. Essa entrega tem sido muito gratificante porque a gente tem visto que os professores têm ficado bastante satisfeitos, pois é uma forma de reforçar aquilo que eles têm tentado trabalhar com os alunos. O material chama a atenção das crianças, inclusive foi escolhido pela minha filha. Foi ela, que está no 2º ano das séries iniciais quem, junto com a professora dela e com a minha mãe, escolheu os materiais que poderiam ser atrativos para as crianças”, afirma a professora Juliana Sarubbi.

De acordo com a docente, o objetivo é atingir as crianças, as famílias e outras pessoas que também possam ter acesso a essas informações. “Muitos de nós vivenciamos na nossa infância a Turma da Mônica, então os gibis passam a ser atrativo também para os adultos. Para as crianças que ainda não são alfabetizadas, há um gibi de colorir, então elas podem pintar os desenhos relacionados ao vírus e às ações de prevenção, como o uso da máscara, por exemplo. Assim, as crianças começam a refletir sobre a pandemia enquanto elas pintam”.

Para Marna Franco de Oliveira, diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Assembleia de Deus, a iniciativa, além de fazer com que a informação chegue às crianças de uma maneira lúdica, reforça todo o trabalho de conscientização e prevenção ao novo coronavírus que tem sido realizado pelas escolas juntos aos estudantes. “Eu e minha coordenadora pedagógica analisamos o material e prontamente recebemos na nossa escola os kits de materiais e repassamos para os nossos alunos. Sou muito grata porque esse projeto tem feito diferença na comunidade palmeirense. Através desses kits que estão chegando nas casas, as crianças vão sendo conscientizadas da importância de lavar as mãos, do uso da máscara, do distanciamento social que estamos vivendo que, muitas vezes, eles não entendem. Então, de uma maneira lúdica, essa informação vai chegar até as crianças, vai reafirmar tudo aquilo que a escola já vem trabalhando e acredito que irá produzir muitos frutos”.

Todo o material produzido pelo projeto foi financiando através de recurso adquirido por meio do Edital de Seleção de Ações de Extensão de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19, lançado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFSM no início da pandemia. Interessados em acompanhar as ações do projeto Amigos do Futuro podem acessar a página do projeto no Facebook (Projeto Amigos do Futuro) e no instagram (amigosdofuturo1).

Texto e foto: Assessoria de Comunicação da UFSM-PM