Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM participa de comitê de editoração de livro sobre calagem e adubação em frutíferas



O Núcleo Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NRS-SBCS) está lançando o livro “Atualização sobre Calagem e Adubação em Frutíferas”. A publicação busca suprir uma demanda técnica existente há bastante tempo na área: a necessidade de recomendações atualizadas para o preparo do solo e a nutrição desse tipo de cultivo.

A UFSM teve participação de destaque no comitê de editoração do material. Da Universidade, participaram os professores Gustavo Brunetto, Auri Brackmann e Paulo Ademar Avelar Ferreira; os professores aposentados Carlos Alberto Ceretta e João Kaminski; o professor visitante Léon Étienne Parent; e os alunos de pós-graduação Anderson César Ramos Marques, Betania Vahl de Paula, Débora Leitzke Betemps, Amanda Veridiana Krug, Carina Marchezan, Lincon Oliveira Stefanello da Silva, Isley Cristielem Bicalho da Silva, Edicarla Trentin e Adriele Tassinari, todos do Gepaces. Também participaram colaboradores de outros grupos de pesquisa da UFSM, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e da Embrapa Uva e Vinho. Os autores que redigiram os capítulos são vinculados a instituições de pesquisa, ensino e extensão de vários estados do Brasil.

Nas mais de 270 páginas do livro, são abordados assuntos como as perspectivas futuras para a nutrição mineral de frutíferas, amostragem de solo e tecido, além de recomendações de calagem e adubação em frutíferas e sugestões de valores recentes adequados de nutrientes em folhas. Além destes temas, a contaminação do solo em pomares e estratégias para sua mitigação também recebem um capítulo à parte na publicação.

As recomendações descritas são indicadas para as culturas da videira, macieira, citros, oliveira, nogueira-pecã, bananeira, pessegueiro, pereira, goiabeira (inclusive a serrana), atemoia, palmito pupunha e morango.

Mais informações sobre o livro podem ser obtidas no link


Publicações Recentes