Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Empresa do Grupo Voalle é inaugurada na UFSM



Uma unidade de pesquisa e desenvolvimento da Syntesis IT Services, empresa do Grupo Voalle voltada para soluções tecnológicas e infraestrutura, foi inaugurada na UFSM. A sede da empresa será o Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia da Universidade.

A inauguração ocorreu nesta sexta (17) com a participação do CEO do Grupo Voalle, Gilnei Engelmann, do Secretário de Desenvolvimento Econômico Turismo e Inovação de Santa Maria, Ewerton Falk, do diretor da Agência de Transferência e Tecnologia (Agittec) da UFSM, professor Hélio Hey, e do reitor da UFSM, professor Paulo Afonso Burmann. 

Em 2019, o projeto de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo foi aprovado em primeiro lugar no Edital de Seleção de Empreendimentos para Incubação da Agittec, o que permitiu a instalação da Syntesis na UFSM. A unidade de pesquisa da empresa tem como objetivo auxiliar as empresas incubadas, impulsionar o mercado com novos produtos e serviços e gerar soluções inovadoras com comunidade científica.

Além disso, com a instalação na Universidade, a empresa pretende gerar novas vagas de emprego em Santa Maria, e prevê a contratação de 20 pessoas para atuar com a equipe.

 
Inauguração da sede da empresa Syntesis IT Services no Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia da UFSM

O CEO do Grupo Voalle, Gilnei Engelmann destacou a importância dessa parceria entre UFSM e empresa, para o desenvolvimento do ecossistema colaborativo. “A Universidade é o centro de formação de conhecimento. Teremos uma troca constante de conhecimento, experiência, formando um ambiente que potencialize o desenvolvimento da cidade e da região”, afirmou.

Durante a inauguração, o reitor da UFSM agradeceu ao Grupo Voalle pela confiança depositada na universidade e elogiou o trabalho realizado pela Agittec como promotora do desenvolvimento regional. “A UFSM está se traduzindo pela inovação e pelas estratégias de empreendedorismo. Uma parceria como essa ressalta a importância de colocar a estrutura da universidade, o seu potencial de conhecimento, e a pesquisa a serviço do desenvolvimento do país, nós temos essa missão como universidade pública”, declarou.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico Turismo e Inovação de Santa Maria, Ewerton Falk, considerou o momento como uma materialização do símbolo da conexão entre poder público, academia, iniciativa privada e comunidade. “A universidade não desenvolve só conhecimento, mas também economia para a cidade. Fiquei impactado com os valores investidos em pesquisa em Santa Maria, a cidade tem que entender, reconhecer e valorizar isso”, comentou.

Syntesis é a primeira empresa instalada no campus da UFSM

Para o diretor da Agittec, professor Hélio Hey a inauguração da empresa representa a concretização de um sonho. “A Syntesis é a primeira empresa a se instalar fisicamente na nossa instituição. Para nós, da Agittec, é uma satisfação. Hoje temos as incubadoras Pulsar e ITSM com 34 empresas incubadas, e estamos entre as incubadoras mais fortes do Brasil. Tudo isso é fruto do potencial da nossa universidade e da nossa cidade, que trabalha no desenvolvimento do ecossistema regional”, enfatizou.

A Syntesis é uma das quatro empresas do Grupo Voalle, e oferece serviços especializados em infraestrutura, atua em diversas áreas, como redes, hardware, telefonia, segurança de informação, base de dados, Linux e outras tecnologias. 

Texto e fotos: Agittec


Publicações Recentes