Pesquisa Epicovid19-RS inicia sexta fase de testes rápidos neste sábado (25)

A pesquisa Epicovid19-RS, que estima a prevalência de Covid-19 no Rio Grande do Sul, inicia a sexta etapa de testes rápidos e entrevistas neste fim de semana, 25 e 26 de julho, em nove cidades do estado. Em Santa Maria, 25 entrevistadores irão visitar 500 domicílios, em 50 locais da cidade.

Além desta etapa, outras duas já estão programadas. O método é o mesmo das fases anteriores, diferindo no intervalo entre as rodadas de testes e entrevistas, que será definido de acordo com da prevalência da Covid-19 que for encontrada.

Em cada município, a seleção das residências e dos moradores que farão o teste ocorre por sorteio aleatório. Para a realização do exame, os entrevistadores coletam uma gota de sangue da ponta do dedo do participante, que será analisada pelo aparelho de testes em aproximadamente 15 minutos. Enquanto aguarda o resultado, o participante responde a perguntas sobre sintomas da Covid19 nas últimas semanas, busca por assistência médica e rotina em relação às medidas de prevenção e isolamento social.

Os entrevistadores são profissionais voluntários da área de saúde, têm o cartão de identificação do estudo e usam equipamentos de proteção individual: máscaras, aventais, sapatilhas, luvas (todos descartáveis) e óculos de proteção. A pesquisa tem o apoio das secretarias de saúde, centros de vigilância epidemiológica e órgãos de segurança pública dos municípios.

A pesquisa é coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com o Governo do Estado e, em Santa Maria, tem apoio da Universidade Federal de Santa Maria.