Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Divulgado o resultado sobre o desenvolvimento de ações de extensão durante a pandemia de Covid-19



A Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da UFSM divulgou, nesta quarta (22), o relatório do questionário realizado com os docentes e técnicos-administrativos da Instituição sobre o desenvolvimento e as adaptações das ações de extensão da UFSM durante o período de distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19. Ao todo, 559 dos 1.097 coordenadores de ações de extensão responderam o questionário, aplicado entre os meses de maio e junho de 2020.

Do total de participantes, 53% afirmaram que as ações não estão sendo desenvolvidas neste período; 41% estão realizando atividades extensionistas com adaptações; e 6% estão desenvolvendo as atividades sem a necessidade de alterações no plano de execução. A maior parte das ações, cerca de 56% delas, podem retornar às atividades mesmo neste período de distanciamento social, desde que sejam realizadas adaptações. Para 36%, a realização das atividades extensionistas não é possível enquanto durar a pandemia.

Com relação às ações contempladas com recursos do Fundo de Incentivo à Extensão (Fiex), 53% não estão sendo executadas e 27% não têm perspectiva de retorno enquanto o cenário de distanciamento social estiver vigente. 69% das ações podem voltar às atividades, contanto que sejam realizadas adequações no plano de execução. Para 2% dos coordenadores, as ações podem ou estão sendo desenvolvidas sem necessidade de alterações no plano de trabalho inicial.

O relatório completo pode ser acessado neste link.

No último dia 10, a PRE, através da Câmara de Extensão da UFSM, realizou alterações nos cronogramas dos editais de fomento à extensão. Desse modo, os projetos contemplados pelo Edital Fiex 2020 — principal edital de fomento às atividades extensionistas da Instituição — tiveram a possibilidade de utilizar os recursos do fundo para executarem suas ações, desde que apresentado um plano de readequação das atividades, incluindo um plano de biossegurança, um novo cronograma de atividades e a utilização do recurso obtido no edital.

Outro edital de auxílio para ações de enfrentamento à Covid-19 da UFSM vem sendo desenvolvido desde maio de 2020 e já destinou mais de R$ 82 mil para 29 ações nos quatro campi da Instituição, disponibilizando, aproximadamente, 46 bolsas estudantis.

Texto: Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-53018

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes