UFSM seleciona voluntários para a pesquisa EpiCovid19-RS

A Universidade Federal de Santa Maria está selecionando voluntários para participarem da pesquisa EpiCovid19-RS, como entrevistadores suplentes ou apoio. A sétima rodada acontecerá nos dias 15 e 16 de agosto, com treinamento no dia 14 de agosto.

A EpiCovidRS estuda a prevalência de infecção pelo coronavírus no estado, a pedido do Governo do RS, sendo coordenada pela Universidade Federal de Pelotas e, em Santa Maria, pela UFSM. Os voluntários tem a tarefa de fazerem entrevistas e aplicarem testes rápidos para o novo coronavírus em pessoas sorteadas aleatoriamente, nas suas residências, pelos bairros de Santa Maria.

As inscrições podem ser feitas hoje (11), até às 22 horas, através do formulário.

Os pré-requisitos para participar da equipe como entrevistador são:

• ser profissional ou estudante da área da saúde, com noções sobre biossegurança em procedimentos de saúde;
  • estar fora do grupo de risco, ou seja, ter menos de 60 anos de idade, não ser fumante, e estar livre de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, doenças autoimunes, insuficiência cardíaca, renal ou doença respiratória crônica;
  • dispor de carro para as entrevistas e ter carteira de motorista;
  • dispor de telefone celular ou tablet com sistema Android para aplicar as entrevistas e
  • ter conta bancária no próprio nome.

Os critérios para seleção de entrevistador são: ter carro e celular Android disponível, ser profissional formado, o nível mais alto de formação (ou semestre de graduação) e ordem de inscrição.

Aqueles que não dispuserem de carro ou celular com sistema Android poderão participar da equipe como  apoio. Estes fazem duplas com os entrevistadores, mas não entram nos domicílios, não fazem entrevistas e testes e não recebem ajuda de custo.

Os pré-requisitos para participar da equipe como apoio são:

• ser profissional ou estudante da área da saúde, com noções sobre biossegurança em procedimentos de saúde e
  • estar fora do grupo de risco, ou seja, ter menos de 60 anos de idade, não ser fumante, e estar livre de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, doenças autoimunes, insuficiência cardíaca, renal ou doença respiratória crônica.

Os critérios para seleção para ser Apoio são: ser profissional formado, o nível mais alto de formação (ou semestre de graduação) e ordem de inscrição.

O que o voluntário recebe?

– Todos os voluntários selecionados (entrevistadores e apoio) recebem o treinamento para uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs), realização dos testes e aplicação dos questionários (o treinamento é obrigatório e será no dia 14 de agosto, às 14 horas, no Anfiteatro do Centro de Ciências da Saúde da UFSM, no campus Sede).

– Os entrevistadores recebem os EPIs e receberão ajuda de custo de R$ 50,00/dia para combustível e R$ 10,00 por aplicação de questionário. A estimativa é de 10 entrevistas/dia de coleta de dados. O apoio não recebe esta ajuda de custo.

– Todos (entrevistadores e apoio) recebem seguro para acidentes pessoais.

– Todos receberão certificados de participação no final da pesquisa.

O resultado e convocação para o treinamento serão enviados para o e-mail cadastrado no formulário. Dúvidas podem ser respondidas através do e-mail epicovid.rs@ufsm.br

O estudo conta com o apoio de Unimed Porto Alegre, Instituto Cultural Floresta e Instituto Serrapilheira.