1ª Conferência Brasileira de Planejamento Experimental e Análise de Dados terá participação da UFSM

A 1ª Conferência Brasileira de Planejamento Experimental e Análise de Dados (ConBraPA 2020) será realizada virtualmente entre os dias 23 e 25 de novembro, tendo o professor do Departamento de Química da UFSM Marcelo Barcellos da Rosa como vice-presidente. Ele foi convidado pela organização do evento, que está a cargo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Da UFSM, também estão envolvidos na conferência os doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Química Lucas Mironuk Frescura e Bryan Menezes.

A Ciência é cada vez mais prolixa na produção de resultados. A grande quantidade de dados disponíveis permite investigações complexas que vão desde a extensão do Cosmos até o entendimento de eventos subatômicos. Muitos desses dados são complexos e, por isso, apresentados de forma simplificada para os usuários. Embora seja muito útil, a simplificação dos dados experimentais leva à perda de informações valiosas. Assim, surge um dilema entre a simplificação e a exploração aprofundada dos dados. Com base nessa aparente dicotomia, diversos esforços vêm sendo feitos para estimular a análise de dados experimentais em todos as nuances científicas.

Desta forma, o evento consistirá em um encontro virtual de um grupo de cientistas que resolveu apresentar seus pontos de vista sobre a análise de dados e o planejamento experimental. Esse coletivo traz uma bagagem consolidada em anos de prática em temas diversos como estatística paramétrica e não paramétrica, análise de dados, análise preditiva, mineração de dados e planejamento experimental. A intenção também é estimular jovens talentos nesse relevante campo de atuação.

Mais informações sobre inscrições e programação da conferência no site e na página no Facebook.