Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Exposição virtual “Y Solamente Social” ganha versão em espanhol



A exposição virtual “Y Solamente Social”, lançada em julho deste ano, com a curadoria dos professores Mônica Borba, Odailso Berté e Crystian Castro, do Centro de Educação Física e Desporto (CEFD), ganhou versão em espanhol: “Sola-Mente Social”, no Instagram @liccdaufsm. O objetivo é propagar esse modo de compartilhar a arte com outros países da América Latina ao difundir projetos artísticos realizados na UFSM.

A motivação para a mostra surgiu a partir da atual situação da pandemia de Covid-19. Isolados em suas casas, os artistas buscaram inspiração na pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954), que viveu momentos de isolamento social por seus padecimentos físicos. Também foram consideradas as várias situações de isolamento social que vivem diferentes grupos sociais, como mulheres, negros, indígenas, LGBT+, professores e deficientes, por causa do preconceito, racismo e desvalorização do seu trabalho.

A ideia de utilizar uma rede social para fazer uma exposição de fotos tem o objetivo de propor um diálogo entre a arte e estas plataformas onde circulam diversas formas de imagens, e onde as pessoas se relacionam com esses artefatos culturais e compartilham sua própria imagem. O que a arte tem a dizer frente a essas realidades? Esta é a pergunta que moveu o estudo da plataforma Instagram para pensá-lo como uma sala de exposição com um conceito, expografia e identidade visual, sendo um espaço expositivo de fácil acesso e presente no cotidiano das pessoas que não podem ir a museus neste momento e outras que não costumam visitar estes espaços tradicionais de arte.

A exposição também conta com um recurso de acessibilidade que são as descrições que cada artista escreveu traduzindo seu autorretrato em palavras para possibilitar que pessoas com deficiência visual possam fazer sua própria experiência estética.

A realização é do Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (LICCDA) em parceria com a Escola Indígena Igineo Romeu Koeju de São Miguel das Missões.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-53283

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes