Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Startup incubada na UFSM recebe apoio da Samsung e da USP para desenvolver plataforma para mercado da arte



Projeto da startup incubada na UFSM Mobart foi selecionado no programa de pré-aceleração Intensivo #9 Samsung Ocean USP, direcionado para equipes já estabelecidas, que possuam projetos inovadores para dispositivos móveis (smartphones, tablets, wearables, entre outros). Com o com o suporte da Samsung e da Universidade de São Paulo (USP), a Mobart desenvolverá uma plataforma digital mobile e desktop para gestão, comercialização e mostruário para o mercado da arte.

A CEO da Mobart, Andrea Capssa explica que, por meio da realidade aumentada, é possível simular as obras de arte em qualquer espaço, em ambientes onde se deseja instalar ou expor uma obra, ou coleção de obras. “A tecnologia permite também o compartilhamento de obras, ou coleções, com realidade aumentada, entre galerias e seus clientes, bem como vendedores e parceiros. Desta maneira, facilita-se a logística, reduzindo custos e riscos nas operações dos agentes do mercado”, explica.

O projeto que será acelerado pelo programa já é desenvolvido na startup, mas a equipe teve que adaptá-lo, devido à dinâmica da seleção. “Foi proposto aos participantes que usassem as suas soluções para atender algum dos 17 objetivos da ONU para o desenvolvimento sustentável. Desta forma, tivemos que repensar o nosso produto durante o processo de seleção. Tivemos de repensar a persona, o modelo de negócios e as formas de monetização”, esclarece a CEO da Mobart.

O programa selecionou 10 startups brasileiras que tiveram que passar por etapas como a apresentação do pitch em inglês, Canvas do modelo de negócios, vídeo de apresentação do protótipo, mercado de atuação, descrição da tecnologia e do produto, site, e demais informações sobre a equipe. “O nosso produto é totalmente adequado ao portfólio do patrocinador, visto que a usabilidade do Mobart se dá por meio de mobile. A nossa expectativa ao participar deste ecossistema é ampliar o nosso network e dar maior visibilidade ao projeto em busca dos investimentos que precisamos”, destaca a CEO da Mobart.

Andrea ressalta a participação da equipe da Mobart na participação de editais, como o Programa BRDE Labs, no qual estiveram entre as startups finalistas. “Estamos sempre atentos às possibilidades que surgem e procuramos participar sempre que entendemos que a nossa startup se encaixa aos editais. Esta foi a nossa primeira participação no Samsung Ocean. Entretanto, consideramos que a participação em editais é enriquecedora, sempre aprendemos e crescemos de alguma maneira, seja por um feedback recebido, uma nova ferramenta disponibilizada, alguma sugestão, ou uma nova dinâmica para a equipe”. 

O programa de pré-aceleração Intensivo #9 Samsung Ocean USP é gratuito, ocorrerá entre os dias 24/08/2020 e 24/11/2020, totalizando 14 (quatorze) semanas de atividades, sendo ministrado inteiramente a distância.

Saiba mais sobre as empresas incubadas na UFSM aqui.

Texto: Luana Giazzon, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agittec
Edição: João Ricardo Gazzaneo, jornalista da Unidade de Comunicação Integrada (Unicom)

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-53355

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes