UFSM entrega equipamentos de informática arrecadados para a Rede Municipal de Ensino em Santa Maria

Desde junho, uma parceria entre a UFSM e a Prefeitura Municipal de Santa Maria mobilizou a comunidade em uma campanha de arrecadação de equipamentos de informática para alunos da Rede Pública de Ensino de Santa Maria. A iniciativa foi uma das respostas conjuntas à necessidade de adaptação da rede ao ensino remoto devido à pandemia de Covid-19. Na última sexta-feira (21), foi realizada a entrega de equipamentos arrecadados para a prefeitura.

A iniciativa envolveu a Pró-Reitoria de Extensão (PRE) e Secretaria Municipal de Educação, que fará a distribuição dos materiais para as escolas. Os equipamentos doados foram enviados para avaliação de uma equipe do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM).

A ação foi inicialmente proposta pela professora do Departamento de Metodologia do Ensino da UFSM, Luciane Wilke Freitas Garbosa. A articulação entre PRE, CTISM, professores do Centro de Tecnologia (CT) e Secretaria de Educação tem o objetivo de contribuir para a inserção da rede municipal de ensino no trabalho remoto, mas também de ampliar a rede tecnológica rede tecnológica e de apoio informacional aos estudantes e às escolas da rede municipal de ensino.

De acordo com a direção do CTISM, foram entregues os seguintes itens:

27 CPUs + 1 All-in-One;
31 monitores;
18 celulares;
16 estabilizadores;
38 teclados;
27 mouses;
5 tablets;
13 conjuntos de caixas de som;
14 impressoras;
3 scanners
8 roteadores wifi / adsl;
12 notebooks com Linux instalado.
3 notebooks sem S.O, mas funcionando;
Caixa com cabos diversos (força, fontes, etc).