Livro de professor da UFSM sobre Educação e Filosofia ganha nova edição online

Acaba de ser publicada a nova edição do livro “Terapias de Atlas: Filosofia da Educação no Contemporâneo”, do professor Amarildo Luiz Trevisan, do Departamento de Fundamentos da Educação do Centro de Educação (CE) da UFSM e professor colaborador do PPG Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

A obra apresenta algumas reflexões sobre o tratamento das imagens nas redes sociais e seus desafios para a educação em tempos de fake news. Esses mecanismos, segundo o autor, são utilizados como poderosos instrumentos de manipulação da opinião pública, o que põe em dúvida o saber advindo da prática das escolas, da academia e do discurso da ciência, colocando em risco a cidadania e a vida democráticas.

O professor Amarildo considera que nesta versão procura dialogar de maneira mais contundente, do ponto de vista das teorias da educação, com a agenda atual, não apenas marcada pela avalanche das fake news, mas também pelo problema da pandemia da Covid-19. Ele acredita que cabe à educação uma reflexão mais acurada sobre esses problemas do ponto de vista ético e estético, em busca da terapia dos seus excessos, para livrar possíveis obstáculos à conquista de uma sociedade mais livre, crítica e inclusiva. Traz ainda reflexões sobre o compromisso do ensino de Filosofia com a agenda da cultura das imagens, de acordo com a experiência dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos na UFSM e em escolas de Santa Maria.

O e-book foi publicado pela Editora da UCS e está com acesso livre e gratuito no link.