Projeto da UFSM que pesquisa o setor de energia solar fotovoltaica divulga nova edição do relatório SolarMap

Foi lançada no início de setembro a segunda edição do relatório SolarMap, projeto idealizado pelos professores dos cursos de Engenharia de Produção Julio Cezar Siluk e Carmen Brum Rosa e de Engenharia Elétrica da UFSM Leandro Michels, em conjunto com as doutorandas Graciele Rediske e Paula Donaduzzi Rigo.

O roteiro SolarMap procura ser integrante de um processo que evolui com a transferência de conhecimento científico e esforços de colaboração para garantir sustentação às discussões sobre diversificação da matriz elétrica brasileira e desenvolvimento do setor elétrico nacional. O projeto SolarMap desenvolve pesquisas científicas sobre o setor de energia solar fotovoltaica no Brasil e traduz a linguagem científica para os agentes do setor, a fim de disseminar o conhecimento.

A mais recente edição do relatório, que é publicado trimestralmente, apresenta três pesquisas e as relaciona aos dados do segundo trimestre de 2020. As duas primeiras pesquisas são contextualizadas no desempenho da fonte solar nos leilões ACR da Aneel, buscando determinar os fatores mais importantes para a seleção do local adequado para a implementação de uma usina e apresentando uma metodologia para fazer essa escolha. A terceira pesquisa é contextualizada na geração distribuída de energia fotovoltaica e busca compreender os fatores de adoção de consumidores à geração distribuída e os impactos na perspectiva das distribuidoras de energia elétrica.

A equipe desenvolvedora do SolarMap é composta por pesquisadores do Núcleo de Inovação e Competitividade (NIC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Geração Distribuída (INCT-GD) ligados à UFSM. A equipe realiza pesquisas no âmbito da gestão de energia, utilizando os conhecimentos de modelagens, através do desenvolvimento de ferramentas de gestão para aprimorar processos administrativos que resultam no aumento da competitividade de toda a cadeia e na redução de perdas comerciais para todo o setor. O relatório SolarMap já foi acessado por agentes influentes do setor, como empresas integradoras, pesquisadores da área, tomadores de decisões políticas, gestores da área e associações brasileiras de geração distribuída e geração solar fotovoltaica.

O projeto SolarMap conta com uma plataforma analítica do setor de energia solar fotovoltaica do Brasil que possibilita a consulta lacônica e infográfica de informações específicas ao tema investigado pelo usuário do sistema. Com a finalidade de divulgar objetivamente tais pesquisas, a equipe do SolarMap desenvolve trimestralmente este relatório, que relaciona os dados observados no setor às pesquisas do laboratório.

O SolarMap pode ser acessado gratuitamente no link.