Disciplina de Computação no CT cria jogos digitais em parceria extensionista

Na disciplina de Paradigmas de Programação, ofertada para os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Centro de Tecnologia (CT) da UFSM, uma parceria extensionista resultou na criação de jogos digitais neste semestre, em Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE). A temática para os jogos surgiu da interação entre a responsável pela disciplina, a professora do Departamento de Linguagens e Sistemas de Computação do CT Andrea Schwertner Charão, e a professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Pedro Menna Barreto, Taís Lazzari Konflanz, iniciada em 2019, no âmbito do programa extensionista “Clube de Computação”.

Em torno da temática “Ciências, Biologia e Meio Ambiente”, os estudantes da UFSM programaram jogos que estão disponíveis online, em uma plataforma usada mundialmente para game jams. A atividade foi uma das práticas propostas na disciplina, que integra o 3º semestre do currículo dos cursos e explora diferentes linguagens de programação. Esta atividade também contou com a participação voluntária de um aluno monitor, do curso de Ciência da Computação, e de uma aluna do curso de Desenho Industrial, que elaborou as ilustrações na página de divulgação dos jogos.

O resultado final pode ser conferido (e jogado) no link