Conheça a Arco Internacional, primeira edição em inglês da revista de jornalismo científico

A revista Arco é uma publicação de jornalismo científico e cultural da UFSM que, ao longo de 11 edições, busca trazer para o debate público temas de interesse multidisciplinar, com destaque para os pesquisadores que realizam ensino, pesquisa e extensão na universidade, sempre em uma linguagem didática e identidade visual atrativa. Desenvolvida pela Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM, em parceria com o curso de Jornalismo, a revista apresenta em 2020 uma novidade: a Arco Internacional, primeira publicação em inglês, coproduzida com a SAI – Secretaria de Apoio Internacional.

Expansão do conteúdo e relacionamento com a comunidade internacional

De acordo com o jornalista da Unidade de Comunicação Integrada da UFSM, João Ricardo Gazzaneo, a edição internacional da revista Arco surgiu do desejo de ampliar o alcance da publicação e expandir o conteúdo produzido. Em discussões com a equipe de comunicação da universidade, a Secretaria de Apoio Internacional apresentou a demanda por materiais institucionais que pudessem ser oferecidos aos visitantes estrangeiros ou apresentados no exterior por representantes da universidade.

A edição especial é resultado da soma de uma demanda de expansão de conteúdo e relacionamento internacional da instituição. Com um olhar jornalístico, o objetivo desse material institucional é valorizar o trabalho de divulgação científica produzido com excelência pela Revista Arco desde 2013, abordando o que é feito dentro da UFSM, pela primeira vez, em inglês. A produção começou a ser discutida desde o final de 2018. Ao longo de um ano, foram desenvolvidas as etapas de concepção, definição de critérios, seleção das reportagens e produção de novos textos, tradução, criação de artes, diagramação, revisão e impressão.

Curadoria

O material de 40 páginas possui reportagens inéditas, mas também conta com uma revisão de todo o conteúdo já produzido nas outras edições impressas, incluindo o material produzido para as edições online da Revista Arco. A equipe selecionou materiais de viés atemporal, com espaço para todas as áreas da universidade, abordando os centros da UFSM em suas diversidades. Outro critério fundamental para a escolha das reportagens foi o interesse público, com o foco principal no público externo. Para contribuir com a equipe de comunicação, a SAI – Secretaria de Apoio Internacional e a Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa trouxeram um olhar científico e auxiliaram na seleção dos conteúdos mais interessantes para apresentar aos pesquisadores de fora do país.

Edição especial é parte do principal desafio institucional da UFSM

A internacionalização é o desafio número um do PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSM. Isso demonstra a preocupação da universidade com a necessidade de compartilhamento científico em âmbito global. Atualmente, todas as grandes universidades estão direcionando suas ações para ampliar a internacionalização em todos seus aspectos, da colaboração científica com grupos de pesquisa no exterior à mobilidade de estudantes e de servidores, assim como em ações de cunho cultural. A revista Arco Internacional chega em um momento especial, ao contribuir com a divulgação das atividades da UFSM para outros países, com um jornalismo científico de primeira qualidade e com uma visão aberta para todas as áreas do conhecimento.

Para o diretor da SAI, professor Erico Flores, um dos valores da edição especial é a abrangência dos temas abordados, que demonstram a amplitude e a qualidade dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos na UFSM , oferecendo aos pesquisadores e estudantes estrangeiros o acesso a um material de divulgação diferenciado. que mostra de uma forma resumida e direta algumas das ações que são realizadas na UFSM.

“O lançamento da revista Arco Internacional abarca o caráter de internacionalização da UFSM, mostrando seu vigor e sua visão para fora dos muros da universidade e do país, mas sem, obviamente, perder a atenção para as grandes discussões sobre os temas atuais em nossa comunidade”, afirmou. Segundo o professor, essa edição da revista Arco também serve como material de divulgação para outros setores, como empresas, órgãos governamentais e associações diversas, que podem conferir o elevado nível do que é produzido cientificamente dentro da universidade.

Participaram diretamente do projeto a Coordenadoria de Comunicação Social, por meio da Revista Arco, a Unidade de Comunicação Integrada (Unicom) e a Secretaria de Apoio Internacional (SAI), com apoio da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor (Ascom), a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, Pró-reitoria de Planejamento e Editora UFSM.  A revista impressa será entregue preferencialmente a visitantes estrangeiros e autoridades de instituições ou governos em que representantes da UFSM visitem no exterior.

Reportagem: Vitória Parise, bolsista da Agência de Notícias da UFSM
Edição: Davi Pereira