Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM assina acordo para instalação do Escritório Regional de Apoio à UN-SPIDER no Brasil



A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) assinou acordo de cooperação com as Nações Unidas, representada neste caso pelo Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA). O acordo tem como objetivo facilitar a cooperação e hospedar um escritório regional de apoio para implementar as atividades da Plataforma das Nações Unidas de Informação obtida desde o Espaço para a Gestão de Desastres e Resposta a Emergências (UN-SPIDER).

A ideia da cooperação surgiu como forma de reconhecimento dos mais de sete anos que os professores Manoel de Araújo Sousa Júnior (CCR/UFSM) e María Silvia Pardi Lacruz (Colégio Politécnico/UFSM) têm colaborado com as atividades da UN-SPIDER. Dentre as principais contribuições que a assinatura deste acordo de cooperação traz, estão as ações de internacionalização, que é um dos desafios definidos no Plano Estratégico do Colégio Politécnico e no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSM. Adicionalmente, o Escritório Regional de Apoio da UN-SPIDER dará visibilidade à UFSM, junto a todos os países que fazem parte da Organização das Nações Unidas, visto que é permitido apenas um escritório regional por país.    

As atividades que deverão ser desenvolvidas ou ter continuidade são: desenvolvimento e aprimoramento de práticas recomendadas para o estudo, monitoramento e alerta de desastres; promoção do uso de recursos espaciais para a gestão de desastres e gestão de resposta a emergências; colaboração em iniciativas de capacitação para promoção de tecnologia da informação espacial para a gestão de desastres e gestão de emergências; intercâmbio de informações sobre atividades de interesse comum com países de América Latina e Caribe, assim como países da África de língua portuguesa.  

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-53710

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes