Estande Virtual da UFSM na Feira do Livro terá mesa de diálogo com Cristina Kahlo, lançamento de livro e exposição virtual

Nos 60 anos da UFSM, o Projeto de Extensão EN-RED-ARTE: Redes de Criação e Fruição Artística, coordenado pelo professor do Centro de Educação Física e Desporto (CEFD) Odailso Berté, junto à Editora UFSM e à Pró-Reitoria de Extensão (PRE), traz ao Brasil a fotógrafa mexicana Cristina Kahlo, sobrinha-neta da pintora Frida Kahlo, para a mesa de diálogo online “Família Kahlo – berço de artistas”, a ser realizada no dia 7 de outubro, às 16h, no Estande Virtual da UFSM na 47ª Feira do Livro de Santa Maria.

O evento marca o lançamento do livro “O abraço de amor de Kahlo, Estrada, Zenil e eu: uma genealogia matricial a partir do corpo performativo”, do professor Odailso Berté, que resultou de seus estudos de pós-doutorado, em 2018, quando residiu no México e conheceu, além de familiares da pintora, como Cristina Kahlo, os seus alunos diretos, os pintores Arturo Estrada e Guillermo Monroy. Esta obra é uma coedição entre a Editora UFSM e a Editora da Universidad Iberoamericana Ciudad de México, contando com a versão em português no Brasil e em espanhol no México.

No dia 7, junto da mesa de diálogo “Família Kahlo – berço de artistas” e do lançamento do livro, também acontecerá a abertura da exposição virtual “Tantas Fridas”, da fotógrafa Cristina Kahlo, que conta com cinco séries de fotografias inspiradas nos modos como a icônica figura de Frida Kahlo é reinterpretada por diferentes pessoas que a admiram. A exposição acontece na página do Instagram @liccdaufsm, do Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (LICCDA).

A inscrição para participar da mesa de diálogo “Família Kahlo – berço de artistas”, com Cristina Kahlo e Odailso Berté, via Google Meet, está sendo realizada pelo e-mail editais-cultura.pre@ufsm.br. A atividade também poderá ser acompanhada pelo Facebook da Editora UFSM.

As referidas atividades são realizadas pela Editora UFSM e Editora da Universidad Iberoamericana, Pró-Reitoria de Extensão e Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança, com apoio do CEFD e do curso de Dança-Licenciatura da UFSM.

Notícia vinculada a