Coordenadoria de Ações Educacionais da UFSM integra e-book com iniciativas de apoio pedagógico

A Coordenadoria de Ações Educacionais (Caed) da UFSM tem destaque no e-book “Os serviços de apoio pedagógico aos discentes no ensino superior brasileiro”, disponibilizado gratuitamente no site da editora

O livro é uma iniciativa da Unicamp, que convidou instituições de ensino superior brasileiras para apresentarem suas ações. O resultado é um material sobre apoio pedagógico no ensino superior. São apresentadas diferentes experiências de apoio pedagógico, oito desenvolvidas em universidades federais brasileiras, uma em uma universidade estadual, uma em uma universidade confessional e outra em uma universidade estrangeira.

Na parte relativa à Caed (capítulo 7), são apresentadas as ações desenvolvidas no Núcleo de Apoio à Aprendizagem da Coordenadoria de Ações Educacionais. O objetivo do Núcleo é intervir nas questões que interferem na aprendizagem, no desempenho acadêmico e na permanência na universidade. A universidade possui serviços de apoio pedagógico para os estudantes desde a década de 1970, quando passou a contar com o Serviço de Orientação Educacional. Desde então, o serviço passou por mudanças e, desde 2016, o atendimento institucional aos estudantes é realizado pelo Caed, que agrega o Núcleo de Acessibilidade, o Núcleo de Ações Afirmativas e o Núcleo de Apoio à Aprendizagem. O trabalho do Núcleo tem como fundamento teórico-prático a abordagem interdisciplinar e apoia-se no tripé ensino-pesquisa-extensão, oferecendo atendimentos individuais e coletivos, grupos terapêuticos, grupo de monitoria dentre outras ações.

O lançamento oficial do e-book será na terça-feira (6), das 14h às 16h, no canal da Faculdade de Educação da Unicamp no YouTube.