UFSM apresenta resultados do acordo de cooperação técnico-científica entre a Instituição e o Exército, durante visita do General Schons

Na tarde de quinta-feira (8), o General Décio Luís Schons, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro e sua comitiva, realizaram uma visita ao campus da UFSM. O encontro teve o objetivo de dialogar sobre as parcerias desenvolvidas entre a Instituição e o Exército, apresentar resultados de projetos já em execução e prospectar novas oportunidades de ação.

A visita iniciou no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) com sede na UFSM, onde o General destacou a importância e excelência da parceria entre as duas Instituições. “A cooperação com a UFSM se distingue da maioria das outras, o produto final que temos recebido dessa cooperação é um produto acabado, finalizado, conforme o planejado inicialmente ou até melhor! Temos muita satisfação em possuirmos essa parceria de sucesso!”, declarou o General.

Em sua fala, o diretor do Centro de Tecnologia (CT) da UFSM, Tiago Marchesan, enfatizou a importância desse acordo, que possibilita iniciativas de sucesso no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. “Tanto as Universidades quanto o Exército são Instituições que tem como objetivo maior trabalhar para o bem da sociedade brasileira, por isso essas articulações entre o setor civil e tecnológico da pesquisa com o contingente militar são tão importantes. Santa Maria é um polo militar e um polo educacional, trabalhando juntas podem fazer da cidade um polo industrial”, salientou Marchesan.

Por fim, o reitor da UFSM, Paulo Burmann, frisou a relevância da cooperação técnico-científica entre as Instituições, uma parceria de mão dupla, que apresenta resultados muito favoráveis para ambos. “Esse momento de troca e compartilhamento de experiências da UFSM com o Exército Brasileiro é fundamental para a Universidade. Hoje apresentamos um pouco daquilo que já temos como resultado dessa cooperação, mas nossa busca segue na ampliação desse acordo, que é de importância estratégica para a Universidade”, finalizou o reitor.

Durante a visita, foram apresentados os resultados do projeto conjunto do curso de Engenharia Mecânica do CT e do Exército Brasileiro, sobre caracterização e especificação de materiais. Também foram apontadas as perspectivas da Fase II do Projeto SISASTROS, além de uma visita ao local em que está sendo desenvolvido, para conhecer o simulador do sistema de artilharia.

O final do encontro foi na Agência de Inovação e Transferência Tecnológica (Agittec) da UFSM. No local, conheceram as expertises das startups incubadas da Instituição, além de dialogarem sobre o potencial da Universidade na área de tecnologia e inovação.

Na manhã do mesmo dia, o General visitou o Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar, para conhecer os projetos de produção de Material de Emprego Militar (MEM) e as parcerias com a Universidade.

Texto: Mariana Henriques / Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor

Fotos: Mariana Henriques e RP PqRMnt/3