Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM integra Mesa do Inova RS Região Central e define prioridades de atuação do Programa no centro do estado



Na tarde de hoje (16), aconteceu a reunião da 5ª etapa do Programa Inova RS – Região Central. O encontro teve a finalidade de formar a Mesa representante da região, com a função de definir os objetivos estratégicos de atuação do Programa nos eixos de desenvolvimento local: Educação, Agronegócio e Defesa e Segurança. 

A formação da Mesa oficializa a parceria entre a quádrupla hélice: governo, academia, setor produtivo e sociedade civil. O propósito é que tais setores ajam de modo conjunto no engajamento de lideranças locais,  elaboração e implementação de uma estratégia regional de inovação, seleção de projetos prioritários, definição de objetivos estratégicos e consolidação da Visão de Futuro,  apoiando as ações do ecossistema de inovação da região.  

Para isso, durante o encontro, foi realizada uma votação para definir as prioridades de atuação do Programa. Na ocasião, o professor e diretor da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec) da UFSM, Hélio Hey, integrante do Comitê Estratégico do Inova RS – Centro, apresentou os grandes eixos de desenvolvimento que já são foco das ações: Educação, Agronegócio e Defesa e Segurança.

Hey explicou a importância de trabalhar com os ativos já existes no local, aproveitando as competências, oportunidades e potencialidades existentes. “No eixo da Educação, já temos uma competência instalada como polo educacional e a partir de empresas de tecnologia e inovação, focadas na educação. No caso do Agronegócio, há uma potencialidade a ser explorada, já que a região central do estado é conhecida pela sua referência em geração de negócios e conhecimentos para o agronegócio não só gaúcho, mas brasileiro. O eixo de Defesa e Segurança surge como uma oportunidade, por nossa região ser um dos maiores polos militares do Brasil, além da definição, por parte do Exército Brasileiro, de uma estratégia de potencialização de tecnologias geradas em nossa região”, destacou o diretor da Agittec.

Após a explanação sobre os três eixos principais, foram apresentados os sub eixos e objetivos estratégicos de cada um. Os participantes do encontro puderam, então, votar naqueles que consideravam prioritários para atuação. O resultado pode ser visualizado na imagem. 

Como Visão de Futuro ficou definido que “A região central do estado será referência nacional, até 2030, na geração de tecnologias e inovação para as áreas de educação, agronegócio, defesa e segurança, pautado na qualidade de vida por meio da atuação colaborativa entre os agentes do ecossistema, inseridos no cenário global”.

Para o Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do estado, Luís Lamb, este momento de definições foi fundamental, já que reuniu atores que trabalham pelo crescimento regional e que contribuem para a inovação da matriz econômica e desenvolvimento do nosso estado. “O objetivo é que o Rio Grande do Sul tenha a inovação no centro de sua estratégia de desenvolvimento regional. Precisamos entender que ela não se restringe apenas ao setor de tecnologia, já que é uma forma de mudar negócios, atividades e fazer com que a gestão pública seja mais eficiente. A inovação é transversal, tem a ver com diversidade e  compartilhamento de conhecimento”, declarou o Secretário.

Por fim, o vice-reitor da UFSM, Luciano Schuch, representando o segmento da Educação, destacou a importância das universidades nesse processo. “Nossas universidades têm um grande potencial que ainda não foi totalmente explorado, precisamos lapidar, polir esse diamante bruto. Precisamos trabalhar a partir da cocriação, criatividade, colaboração entre alunos, professores e pesquisadores. Precisamos fazer com que o conhecimento e a ciência que geramos nas universidades e institutos federais cheguem na sociedade e gerem negócios. Nosso papel é na formação de pessoas transformadoras, que irão atuar na sociedade de forma diferenciada”, enfatizou.  Schuch também salientou a importância do Projeto Inova RS e do equilíbrio entre as hélices, para que o ecossistema de empreendedorismo funcione corretamente. 

Inova RS

O Inova RS é um programa do Governo do Estado, desenvolvido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), que visa incluir o Rio Grande do Sul no mapa da inovação, através de parcerias entre sociedade civil, setores empresariais, acadêmicos e governamentais.

O programa propõe a construção de uma agenda comum para articulação de  projetos voltados ao desenvolvimento econômico e social de oito regiões, chamadas de ecossistemas de inovação: Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Noroeste e Missões; Produção e Norte; Serra e Hortênsias; Região dos Vales. 

A gravação completa da reunião pode ser acessada no Facebook da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS

 

Texto: Mariana Henriques / Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-54113

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes