Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Poscom promove aula magna sobre “Liberdade de imprensa em democracias fragilizadas” com professor de Moçambique



No cenário da pandemia da Covid-19, além da saúde pública, as liberdades de imprensa e de expressão têm sido vítimas de governos autoritários em diversos países. Em muitas dessas nações, as autoridades políticas aproveitam-se do cenário de emergência para, formal ou informalmente, instalar a censura sobre a imprensa, constranger e perseguir jornalistas e usar as tecnologias e, especialmente, as fake news para desinformar e controlar eletronicamente os cidadãos e as instituições.

No espaço lusófono e, notadamente, em Moçambique e no Brasil, verifica-se uma série de tentativas de controle da liberdade de imprensa e uma proliferação de informações e notícias falsas. Demonstra-se, assim, a relevância de uma reflexão sul-sul, em torno das dificuldades e dos desafios no combate à desinformação e ao pleno exercício da liberdade de imprensa, a fim de estancar o processo de deterioração da racionalidade da opinião pública.

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Poscom) da UFSM promove aula magna com o tema “Liberdade de imprensa em democracias fragilizadas” na quinta-feira (22), às 14h, pelo YouTube. A atividade é aberta a todos os interessados, sem necessidade de inscrição. Aqueles que desejarem receber certificado como ouvinte deverão preencher o formulário que será disponibilizado no dia do evento.

O convidado é Ernesto Nhanale, diretor executivo do Instituto de Comunicação Social para a África Austral, professor na Escola Superior de Jornalismo e no Programa de Pós-graduação em Jornalismo e Estudos Editoriais da Universidade Pedagógica de Maputo. É doutor em Media, Comunicação e Cultura pela Universidade Autónoma de Barcelona; mestre em Estudos dos Media e Jornalismo pela Universidade Nova de Lisboa; licenciado em Jornalismo pela Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique. Ernesto é autor do livro “A Cobertura dos Media Sobre a Corrupção em Moçambique: Um ‘Contra-Poder’ Abalado?”. A mediação\apresentação será da professora Vera Sirlei Martins, do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM Campus Frederico Westphalen.

Esta atividade integra o Acordo de Cooperação Internacional entre a UFSM e a Universidade Pedagógica (UP/MZ).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-54121

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes