PRE exibe exposição “Educação Patrimonial em tempo de pandemia” durante a 35ª JAI

Uma das exibições presentes na programação da Jornada Acadêmica Integrada – JAI, que começou na última segunda-feira (19) e vai esta sexta-feira (23), é a Exposição “Educação Patrimonial em tempo de pandemia”, que apresenta propostas de atividades não presenciais sobre educação patrimonial na Quarta Colônia.

As ações foram desenvolvidas durante o período de distanciamento social, devido à pandemia de covid-19, pelos setores de educação dos municípios que integram a região. As Secretarias e as escolas aplicaram as metodologias de ensino de acordo com suas realidades, em relação às faixas etárias dos alunos que atendem.

Vinculada ao Projeto de Extensão da UFSM denominado “Educação Patrimonial em tempo de pandemia – atividades junto às escolas dos municípios associados ao projeto institucional Geoparque Quarta Colônia”, a iniciativa é um trabalho conjunto entre a UFSM, através da Pró-Reitoria de Extensão, e as Secretarias de Educação dos municípios membros do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CONDESUS) Quarta Colônia.

O Projeto, coordenado por Maria Medianeira Padoin, Professora do Departamento de História, e pelo Pró-Reitor de Extensão, Flavi Ferreira Lisbôa Filho, que atua como vice-coordenador, engloba duas fases principais de atividades na preservação da memória do presente: o contexto da pandemia e a história da(o) família/grupo social/município. Os resultados da ação farão parte do acervo arquivístico da Secretaria de Educação do Município ou da escola estadual atendida, em busca da preservação da memória do presente.

A Exposição já está disponível e pode ser acessada no link. Ela estará disponibilizada de forma permanente. A curadoria é dos relações-públicas Julia Cervo, servidora da UFSM e Sérgio Marques, bolsista.