Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Autor de Filosofia e Educação homenageado é entrevistado no programa Atlas da Educação nesta terça (3)



O professor da UFRGS Luiz Carlos Bombassaro, que foi recentemente homenageado ao completar 60 anos de idade com a obra “Vínculos filosóficos”, será entrevistado no programa do YouTube Atlas da Educação nesta terça (3), às 19h. Participam também da entrevista o coordenador do programa, professor Amarildo Luiz Trevisan (UFSM), e os debatedores Raimundo Rajobac (UFRGS) e Maurício Cristiano Azevedo (IFFAR).

Licenciado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul, mestre em Filosofia pela UFRGS, doutor e pós-doutor em Filosofia pelas Universidades de Heidelberg e Kaiserslautern, Luiz Carlos Bombassaro é ainda membro do grupo de pesquisa Racionalidade e Formação (PUCRS), que congrega pesquisadores de diferentes universidades do Rio Grande do Sul e também do centro do país e do exterior.

Luiz Carlos recebeu esta homenagem por ser um pesquisador destacado em diferentes campos do conhecimento, desde Filosofia na Renascença, Filosofia da Educação, Epistemologia e História da Ciência. Além da abordagem de questões éticas, epistemológicas e educacionais, seus trabalhos dão ênfase especial à obra do filósofo renascentista Giordano Bruno.

Entre seus vários  livros autorais e organizados, destacam-se “As fronteiras da Epistemologia. Como se produz o conhecimento” (Vozes, 1992); “Ciência e mudança conceitual: Notas sobre Epistemologia e História da Ciência” (Edipucrs, 1995); “Giordano Bruno e a filosofia na Renascença” (Educs, 2007); em conjunto com Jaime Paviani, publicou “As fontes do humanismo latino. O sentido do humano na cultura brasileira e latino-americana – Vol 3” (Edipucrs,  2004), entre outros.

Além de uma entrevista, na qual Bombassaro fala sobre os momentos e os temas mais significativos da sua formação intelectual e da sua atividade como professor universitário, o livro “Vínculos filosóficos” apresenta em três partes ensaios inéditos de renomados intelectuais brasileiros e internacionais sobre os temas filosóficos aos quais Bombassaro tem dedicado sua vida acadêmica. O livro está disponível em formato e-book com acesso livre pelo link

O programa Atlas da Educação pode ser acessado pelo canal Paideia TVFIH, do professor da UFSM Dejalma Cremonese, através do link.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-54306

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes