Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto de extensão viabiliza lançamento de site do Corede Rio da Várzea



Lançamento do site ocorreu durante o 6º Fórum Regional Permanente de Extensão

Por meio de um projeto de extensão da UFSM, é possível acompanhar pela internet as informações do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Rio da Várzea, região que engloba 20 municípios e que tem como sede Palmeira das Missões.

O projeto “Corede Rio da Várzea em Dados: Um portal de acesso à informação para a população”, executado pelo Campus de Palmeira das Missões (UFSM/PM), financiado pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE), ação do Grupo de Extensão e Pesquisa em Estratégia Organizacional (Gepeo) e coordenado pelo professor Nelson Guilherme Machado Pinto, do Departamento de Administração da UFSM/PM, teve, na quarta-feira (4), a inauguração do seu site, que já pode ser consultado pelo público. O lançamento ocorreu por meio de uma transmissão virtual no 6º Fórum Regional Permanente de Extensão, organizado pela PRE.

O objetivo geral do portal, segundo o professor coordenador do projeto, é fortalecer o acesso às informações públicas do Corede Rio da Várzea. “Queremos cultivar e fomentar a cultura da transparência pública na região. Com a inserção social da Universidade na comunidade, podemos contribuir para o processo democrático, fortalecer a confiança da sociedade nas instituições e gerar um mecanismo de fiscalização”, explica Nelson.

O projeto conta com dois bolsistas de extensão, Vitória Karolina Timbola Heckler, acadêmica do curso de Zootecnia, e Rafael Andrades Hempel, acadêmico do curso de Administração noturno da UFSM/PM. Para Vitória, estar em um projeto de extensão é a oportunidade de mudar a realidade da região onde a UFSM está inserida. “Participar de projetos de extensão faz com que nós, acadêmicos, tenhamos mais conhecimento da realidade da região, principalmente quando viemos de outros locais. As ações de extensão ajudam na aproximação da comunidade acadêmica e sociedade em geral, trazendo benefícios para ambas as partes. Esse projeto em parceria com o Corede Rio da Várzea sobre transparência fez com que tivéssemos maior conhecimento sobre como a transparência pode auxiliar em uma gestão pública eficiente, colocando a comunidade mais próxima da administração pública”, afirmou Vitória. 

O acadêmico de Administração afirma que o projeto é essencial para a maturidade social e coletiva da realidade das cidades da região. “Como sou natural de Palmeira das Missões e também graças a estágios feito no setor público no decorrer da minha formação, ficou evidente para mim a falta de organização dos dados de forma transparente. Nos dias de hoje, onde o acesso é praticamente instantâneo, a região onde o Corede Rio da Várzea atua tem muito o que evoluir na transparência dos dados. Com o projeto buscamos a oportunidade de impulsionar o Corede e os municípios a melhores ações de uma gestão moderna, que é baseada na transparência de forma simples, direta e de fácil compreensão para a população”, explicou Rafael.

De acordo com o presidente do Corede Rio da Várzea, Joel Alexandre Rubert, a implementação desse projeto de extensão viabilizará uma melhor integração das atividades a serem realizadas na região, sendo um mecanismo essencial para o Conselho. “Essa iniciativa impulsionará e estreitará a relação desse Conselho com a comunidade Rio da Várzea. Assim, fortalecerá ainda mais o cooperativismo”, destacou Joel. O Corede Rio da Várzea é instituição parceira do projeto representando a comunidade externa na execução dessa ação.

Portal analisa a região e possibilita canal de comunicação com a comunidade

Além de analisar informações dos municípios e o histórico do Corede Rio da Várzea, a intenção do portal é, principalmente, abrir um canal de diálogo e abrir espaço para a comunidade solicitar informações e esclarecimentos sobre a atuação do órgão e dos municípios que o compõem. Na página, é possível acessar um formulário para solicitar demandas e informações.

O portal reúne dados dos municípios, legislações do Corede Rio da Várzea e irá disponibilizar uma seção para acesso a estudos técnicos relacionadas à região e aos Coredes em geral. Contando com a participação de professores do Departamento de Administração e do Departamento de Saúde da UFSM/PM, servidor técnico-administrativo em educação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas (PPGOP), mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PPGAP) e do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGAGR) e acadêmicos dos cursos de graduação da UFSM/PM, além da participação de membros do Corede Rio da Várzea, o projeto tem duração mínima prevista até 2024.

“Esse é um projeto da sociedade. Como instituição pública e com inserção regional, queremos, junto à equipe multidisciplinar da UFSM atuante no projeto e com os membros do Corede Rio da Várzea, fortalecer esse canal de comunicação para priorizar ações e valorizar o desenvolvimento da região”, explica o professor Nelson.

O projeto foi todo pensado para esse ano atípico, em que a atividade remota é priorizada em função da pandemia de Covid-19. Entretanto, quando houver a retomada das atividades presencias, o projeto tem como meta fortalecer as relações entre cidadãos de cada município e instituições de cada uma dessas realidades para debater e projetar o desenvolvimento regional da realidade do Corede Rio da Várzea.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-54329

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes