Projeto da UFSM divulga ações voltadas ao fomento à economia solidária

Projeto oferece suporte técnico à horta comunitária no Loteamento Zilda Arns

O projeto Fomento à Economia Solidária na Região Central do Rio Grande do Sul, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), realiza uma série de ações com o intuito de fortalecer a economia solidária, a agricultura familiar, o comércio justo e o consumo ético e solidário, além de apoiar a Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), que neste ano terá uma edição virtual especial.

O projeto é executado pela UFSM, em parceria com o Projeto Esperança/Cooesperança, e conta com cinco estagiários e seis bolsistas (alunos de graduação), além da atuação voluntária de mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR).

Sob coordenação da professora Gisele Martins Guimarães, o projeto está presente todos os sábados no Centro de Economia Solidária Dom Ivo Lorcheister, promovendo atividades de capacitação para agricultores e feirantes por meio da realização de cursos de boas práticas de fabricação, rotulagem, embalagem de produtos e medidas de prevenção à Covid-19, além de oferecer suporte técnico à horta comunitária Neide Vaz, localizada no Loteamento Zilda Arns, também fornecendo orientações técnicas a produtores de leite em sistemas produtivos de base ecológica.

O projeto Fomento à Economia Solidária também desenvolve ações que visam respeitar as normativas de boas práticas de manipulação de alimentos e protocolos de segurança frente às estratégias de combate à Covid-19, realizando atividades de pesquisa a respeito das mudanças percebidas na feira.

De acordo com a coordenadora, o projeto apresenta uma questão social muito evidente que passa pelo “fortalecimento dos pequenos empreendimentos rurais e urbanos, por meio de ações de formação e capacitação dos sujeitos, contribuindo, assim, para maior visibilidade dos produtos da economia solidária, como estratégia de desenvolvimento sustentável”.

As ações do projeto visam ao estímulo do consumo dos produtos da agricultura familiar em uma perspectiva de segurança alimentar, conscientização para a produção e consumo dos produtos agroecológicos entre outras atividades.

Confira algumas ações e mais informações sobre o projeto na página no Facebook.